L O A D I N G

Viva São José Operário!

No dia 19 de março, a Igreja celebra São José Operário, aquele que recebeu de Deus a missão de ser marido de Nossa Senhora e pai adotivo de Seu filho, Jesus. Pouco se fala sobre José nos evangelhos, mas o que é dito é fundamental: era um homem justo e trabalhador, que respeitava profundamente ao Senhor.

 

Nesse primeiro dia do mês dedicado à Mãe de Deus, celebramos São José como operário. A Festa em sua homenagem foi instituída pelo papa Pio XII em 1955. E não foi à toa que ele foi escolhido pela Igreja como padroeiro dos trabalhadores. José era um carpinteiro dedicado e esforçado e dedicava-se com afinco ao trabalho. Emprestava sua nobreza à atividade que fazia com esmero, a fim de sustentar sua família – exatamente como fazem milhões de trabalhadores em todo o mundo.

 

Nos diz a Bíblia: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa” (Col 3,23-24). Que o nosso trabalho, assim como foi para São José, possa ser sinal de solidariedade, de igualdade e de dignidade. Que todos os trabalhadores possam ser instrumentos de paz e de evangelização.

 

Oração a São José Operário

 

Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados;

De trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações;

De trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus;

De trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;

De trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!

Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, oh! Patriarca São José!

Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *