Há dez anos, os fiéis têm aqui no Brasil um pouco da atmosfera de Fátima. O Rio de Janeiro abriga a réplica da Capela das Aparições de Fátima – a única cópia exata da original portuguesa, feita com as mesmas plantas, autorizada em todo o mundo. A capelinha é resultado de uma inspiração divina e de um esforço de anos.
Quando a Associação Arquidiocesana Tarde com Maria completou 20 anos, em 2006, seu fundador, Berthaldo Soares, foi em peregrinação a Portugal. No local onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos, teve a inspiração de construir a réplica da Capela em sua cidade natal. “Senti muito forte em meu coração esse pedido de Maria”, conta ele.
Daquele momento até a conclusão da obra, foi um caminho longo e repleto de obstáculos. Berthaldo foi atrás da autorização do Cardeal do Rio de Janeiro e do Bispo de Leiria e do consentimento do santuário português. Por intermédio do Monsenhor Luciano Guerra, então reitor do Santuário de Fátima, teve acesso às plantas da Capelinha. Também foi necessária a permissão do arquiteto responsável pelo alpendre que protege o pequeno templo, José Carlos Loureiro, que consentiu de forma exclusiva à Tarde com Maria as plantas originais da cobertura.
Berthaldo conseguiu, junto à Prefeitura do Rio a cessão do terreno de 14 mil m² no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. E acionou uma extensa lista de conhecidos, muitos deles empresários, para levantar o dinheiro necessário para a obra. Os primeiros doadores ajudaram a mobilizar outras pessoas e a corrente de solidariedade acabou reunindo centenas de pessoas.
Após dois anos de obras, a Capela das Aparições do Brasil foi inaugurada em 28 de maio de 2011, com missa de consagração da igreja e do altar presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e cocelebrada pelos bispos portugueses Dom Antonio Marto (de Leiria-Fátima), Dom Virgílio Antunes (Reitor do Santuário de Fátima e atual bispo de Coimbra) e Dom Fernando Áreas Rifan (bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney). A inauguração contou com a presença de mais de cinco mil fiéis devotos de Nossa Senhora de Fátima.