L O A D I N G

Viva Santa Rosa de Lima!

Celebramos hoje Santa Rosa de Lima, primeira santa e padroeira da América Latina. Nascida em 30 de abril de 1586 em Lima, capital peruana, foi batizada com o nome de Isabel Flores y de Oliva. Era a décima filha de um rico casal de espanhóis que tinha se mudado para a então colônia do Peru. 

Quando criança, tinha um rosto rosado e belo, que lhe rendeu o apelido de rosa. Só mais tarde, quando entrou para a vida religiosa, adotou formalmente este nome, acrescentando o Santa Maria, devido à grande devoção que dedicava à Virgem Santíssima. 

Desde criança, Rosa demonstrava inclinação à oração e à meditação. Rezava por muitas horas e aparentava ter o dom da profecia. Quando adolescente, escolheu dedicar sua vida à Jesus Cristo, apesar dos intensos protestos da família. Apesar da fortuna inicial, os pais acabaram perdendo todo o seu dinheiro no Novo Mundo e contavam com os 13 filhos – inclusive com Rosa – para sustentar a família. 

A jovem ingressou na Ordem Terceira Dominicana, inspirada pelo exemplo de Santa Catarina de Sena. Dedicou-se a rígidas penitências, ao jejum e à oração contemplativa. Passou a usar um estreita coroa de metal repleta de botões de rosas, que escondiam muitos espinhos. Dormia sobre uma tábua de pregos. Vivia tão absorta pelo Mistério de Cristo que dizia: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.

Devido à falta de conventos em sua região, construiu uma pequena cela no fundo da casa dos pais, onde vivia de forma austera e entregue unicamente à vontade de Deus, dedicando-se à caridade e aos mais necessitados. Tinha dedicação especial aos doentes pobres, que costumava atender em sua própria casa. Sustentava a família com a produção de rendas e bordados feitos dentro da cela, de onde ela passou a não sair mais. 

Aos 31 anos, foi acometida por uma grave doença, que a levou à morte. Rosa de Santa Maria foi canonizada em 1671 e, dois anos depois, proclamada padroeira da América Latina, das Filipinas e das Índias Orientais.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

0 Comments