L O A D I N G

Solenidade da Natividade de São João Batista

Celebramos hoje a Solenidade da Natividade de São João Batista, o único santo, além da Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento terreno. Tudo isso devido à missão que lhe foi confiada por Deus, desde o ventre: ser o precursor do Salvador. A Solenidade da Natividade de São João Batista é celebrada pela Igreja exatamente seis meses antes do Natal de Jesus, corroborando o fato de que a vida e a missão de ambos estão entrelaçadas.

A vida de São João Batista é prova do amor de Deus. Seus pais, Zacarias e Isabel, já tinham idade avançada e já não podiam mais gerar filhos. “Então lhe apareceu um anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor se abateu sobre ele. Mas o anjo lhe disse: ‘Não temas, Zacarias, pois a tua oração foi ouvida. A tua mulher Isabel dará à luz um filho para ti, e tu lhe darás o nome de João. Terás por isso alegria e júbilo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento. pois ele será grande perante o Senhor […] e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, com o espírito e o poder de Elias, para reconduzir o coração dos pais aos seus filhos e conduzir os rebeldes a pensar como os justos, a fim de formar para o Senhor um povo preparado’” (Lc 1, 11-17). 

O nome João, por si só, já é testemunha da misericórdia divina. Significa “Deus dá a graça”. É através de João que o Senhor começa a preparar os corações dos homens para receber Jesus e o Seu Reino. Incansável pregador, anunciando a iminente vinda daquele que chegaria para nos salvar, João Batista é para nós um exemplo de desapego e confiança em Deus. 

A Solenidade de hoje nos inspira a sermos ardorosos propagadores do Reino de Deus. Que sejamos vigilantes e penitentes como São João Batista, aguardando a vinda derradeira de Jesus!

São João Batista, rogais por nós!

0 Comments