L O A D I N G

As sete dores de Maria

Em 15 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora das Dores. Este é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história e se refere às sete dores que Nossa Senhora experimentou ao longo de sua vida. A data é uma oportunidade de nos inspirarmos em Maria para enfrentar com coragem e força os sofrimentos com que nos deparamos pelo caminho.

As sete dores da Virgem Maria que contemplamos hoje têm fundamentos bíblicos: a profecia de Simeão no templo, que profetiza a lança que transpassaria o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; os três dias em que Jesus esteve perdido; o momento em que vê Jesus carregando a Cruz; sua Morte no Calvário e a colocação de Cristo no sepulcro.

As dores de Maria não apenas foram momentos de intenso sofrimento, mas foram parte ativa da Redenção de Cristo e do projeto salvífico de Deus. Através de Suas aflições, Maria nos mostra uma nova Vida, a Vida de Amor que o Pai escolheu para nós. Nossa Senhora nos ensina, assim, que viver plenamente não é viver sem dor ou sofrimento, mas entregar-se aos planos de Deus e confiar em sua providência e misericórdia. 

Oração a Nossa Senhora das Dores:

Nossa Senhora das Dores, eu te apresento todas as minhas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e sofrimentos.

Ó Mãe das dores e rainha dos mártires, que tanto sofreste ao ver Vosso Filho flagelado, escarnecido e morto para me salvar, acolhei minhas preces nesta novena.

Mãe amável, concedei-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.

Nossa Senhora das Dores, que estiveste presente no calvário de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja também presente nos meus calvários. Eu vos suplico esta graça que tanto necessito.

(Faça seu pedido)

Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate espiritual que a todo momento estou sujeito a travar.

Nossa Senhora das Dores, quando as dores vierem e os sofrimentos chegarem, não me deixe desanimar.

Mãe das dores envolva-me em Teu sagrado manto e ajuda-me a passar pelo vale de lágrimas.

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva.

A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas.

Eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora das Dores fortalecei-me nos sofrimentos da Vida. (3x)

Amém.

0 Comments