Qual é a diferença entre vigário e sacerdote?

A estrutura eclesiástica é repleta de nomes que designam diferentes cargos e funções. Muitas vezes, os fiéis ficam confusos em relação a esses termos. É comum a dúvida, por exemplo, sobre qual é a diferença entre sacerdote e vigário.

Sacerdote

Sacerdote é o mesmo que padre. Este termo se refere ao homem que recebeu o sacramento da Ordem Sacerdotal e que, por isso, pode celebrar a Eucaristia. Os sacerdotes – também chamados de padres ou presbíteros – são representantes legítimos de Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. Eles participam da pessoa de Cristo e agem em nome d’Ele para santificar e conduzir a Igreja. Um padre pode pertencer a uma ordem ou família religiosa (como os franciscanos, jesuítas ou dominicanos, por exemplo) ou a uma diocese. Todos eles, sejam diocesanos ou religiosos, devem obediência a seus superiores: os diocesanos ao bispo; os membros de ordem religiosa, ao seu provincial; e os monásticos, ao abade ou prior. 

Vigário

A palavra é derivada do termo “vice-agere”, que significa “fazer as vezes de”. O vigário é, portanto, o religioso que, investido dos poderes de outro, exerce em seu nome suas funções. Ele pode, por exemplo, fazer as vezes do pároco em uma paróquia ou mesmo do bispo em uma diocese quando este estiver ausente. 

0 Comments