Textos que inspiram

No dia 01 de maio de 2022, domingo, a Tarde com Maria realizará a peregrinação “ENCONTRO DOS CORAÇÕES”, que será um momento de preparação e aprofundamento para o dia da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, assim como para todo o mês de maio, que é dedicado a Virgem Santíssima.Para isso, faremos uma peregrinação …

+ Leia Mais

Oração do Papa para a consagração de Rússia e Ucrânia

Na próxima sexta-feira, 25, o Papa Francisco vai consagrar a humanidade, em especial a Rússia e a Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria. No fim da celebração litúrgica, que ocorrerá na Basílica de São Pedro, durante a festa da Anunciação, Francisco pronunciará fará o ato de consagração. Está programado que a Missa inicie às 17h00, …

+ Leia Mais

Santuário de Fátima envia imagem peregrina para a Ucrânia

Santuário de Fátima, de Portugal, envia imagem peregrina à Ucrânia como “mensageira da paz”. Acolhendo o pedido do arcebispo metropolita grego-católico de Lviv, Ihor Vozniak, a imagem n.º 13 da Virgem Peregrina foi enviada de Portugal para a Ucrânia. A celebração foi presidida pelo padre Joaquim Ganhão, diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de …

+ Leia Mais

8 passos para viver bem a Quaresma

Entender bem os símbolosAs cinzas são utilizadas como sinal de arrependimento, elas comunicam o desejo de morrer para o pecado e de viver para Cristo. Conhecer a necessidade da penitênciaNeste tempo, vivemos de forma mais intensificada a oração, o jejum e a caridade, pois, assim, combatemos nossas más inclinações, principalmente por meio das penitências. Orar …

+ Leia Mais

Celebração da Festa dos Pastorinhos de Fátima

Sábado: Minivigília com Catequese sobre os Pastorinhos + Missa (18h). Domingo:Celebração da Festa dos Santos Pastorinhos de Fátima (08h, 10h, 16h e 18h). Venha participar! Dia 20 de fevereiro, a Igreja celebra, com alegria, a Festa Litúrgica dos Santos Pastorinhos de Fátima, Francisco Marto e Jacinta Marto. Eles tinham, respectivamente, 8 e 7 anos de idade …

+ Leia Mais

Dia da Madrinha

Hoje celebramos o Dia da Madrinha, figura que é tão importante na caminhada de fé de qualquer cristão! Mais do que simplesmente uma presença festiva na vida do batizando, a madrinha deve desempenhar um serviço de amor, ajudando a educar a criança na fé.  O batismo é o início da caminhada da vida cristã. Como …

+ Leia Mais

As palavras e a oração

No livro As Memórias da Irmã Lúcia, a vidente contou em detalhes o perfil do primo Francisco: circunspecto, reservado, tão dedicado à oração. “O Francisco era de poucas palavras; e para fazer a sua oração e oferecer os seus sacrifícios, gostava de se ocultar até da Jacinta e de mim”. Outro dia, reli mais uma …

+ Leia Mais

Cair e recomeçar

Quando somos crianças, enquanto aprendemos a caminhar, aprendemos também a cair e a levantar. Os passos titubeantes são entremeados com tombos, mas logo seguidos de um recomeçar que deixa a criança cada vez mais confiante. Na vida também é assim. Planejamos tudo, organizamos tudo e, de repente, lá estamos nós no chão. As coisas deram …

+ Leia Mais

O que é o odor de santidade?

Certamente você já ouviu falar em odor de santidade, mas talvez não saiba exatamente do que se trata. Ele se refere à fragrância emanada dos cadáveres dos santos ou de de seus estigmas. É um cheiro agradável e suave, mas perceptível ao olfato. Ao longo da história, foram registrados cerca de 500 casos. Um exemplo …

+ Leia Mais

O poder do terço

Nas seis aparições aos pastorinhos em Fátima em 1917, Nossa Senhora pediu que eles rezassem o terço diariamente.  “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.” maio de 1917 “Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que rezeis o terço todos …

+ Leia Mais

Orações simples para ensinar às crianças

Em Fátima, Nossa Senhora recomendou aos pastorinhos: “Rezai, rezai muito”. A oração é um caminho direto para Deus, um hábito que pode ser cultivado desde cedo. É importante que os pais ensinem os filhos a rezar e incentivem a oração dos pequenos. Além do Pai Nosso e da Ave Maria, orações curtas e simples, como …

+ Leia Mais

ORAÇÃO E INDULGÊNCIA PELOS FIÉIS FALECIDOS

O mês de novembro em curso é marcado pela Comemoração de todos os Fiéis Defuntos e a visita aos cemitérios. É oportunidade litúrgica e devocional para nos lembrarmos de orar por eles. O segundo Livro de Macabeus ensina que se trata de um pensamento santo e salutar (12,46). Inclusive, é uma das obras espirituais de …

+ Leia Mais

Fofoca e desprezo se curam com perdão

Em todas as fases da nossa vida, enfrentamos o julgamento dos outros. E, mais do que isso, somos atacados com comentários que magoam. Quando crianças, os colegas de escola zombam de nós porque somos muito magros ou gordinhos, porque usamos óculos ou somos muito estudiosos, porque somos muito populares ou excessivamente tímidos. Mais tarde, na …

+ Leia Mais

Quando surgiram os bancos das igrejas?

Hoje, em praticamente todas as igrejas do Brasil, vemos bancos ou, em alguns casos, cadeiras, para acomodar os fiéis durante as orações e celebrações eucarísticas. No entanto, seu uso é um hábito relativamente recente e, embora muito difundido entre os católicos romanos, não teve origem no Catolicismo.  Desde a igreja primitiva e por muitos séculos, …

+ Leia Mais

Por que devo me confessar, se não cometo pecados graves?

Essa é uma pergunta muito comum, mas que carrega um equívoco importante. O exame de consciência e o sacramento da reconciliação não são destinados somente aos pecados graves, mas também a todos aqueles pequenos pecados que cometemos diariamente.  Somos seres imperfeitos e nossos erros nos levam a esses pecados diminutos. Mesmo que você não tenha …

+ Leia Mais

Não é vergonha pedir ajuda

Muitas vezes, ficamos reticentes na hora de pedir ajuda. É claro que não podemos dar conta de tudo sozinhos, seja em casa, no trabalho ou mesmo com problemas emocionais. Como seres humanos, temos limitações. No entanto, quando precisamos recorrer a outras pessoas, frequentemente ficamos com medo ou vergonha. Tememos que os outros nos achem fracos, …

+ Leia Mais

Sete versículos bíblicos para quem está triste

Não há ser humano sobre a face da terra que não tenha experimentado a tristeza. Até mesmo Jesus sofreu e chorou. Se você está triste, que tal buscar consolo na Palavra de Deus. Trazemos aqui XX versículos bíblicos que podem oferecer a você algum conforto. “Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas …

+ Leia Mais

Qual a forma ideal de rezar?

“O Francisco era de poucas palavras; e para fazer a sua oração e oferecer os seus sacrifícios, gostava de se ocultar até da Jacinta e de mim. Não poucas vezes o íamos surpreender, de trás duma parede ou dum silvado, para onde, dissimuladamente, se tinha escapado, de joelhos, a rezar ou a pensar, como ele …

+ Leia Mais

Por que o papa troca de nome ao ser eleito?

Atualmente, quando um papa é eleito, ele escolhe um novo nome pelo qual passa a ser chamado. Jorge Bergoglio assumiu a alcunha de Francisco. Seu antecessor, Joseph Ratzinger, era chamado de Bento XVI. Antes dele, Karol Wojtyla havia escolhido o nome de João Paulo II. Mas você  sabe por que isso acontece e a origem …

+ Leia Mais

São Judas, o santo das causas impossíveis

São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Jesus. Ele era primo de Jesus – era filho de Cléofas, irmão de São José, e da irmã de Nossa Senhora. Era também irmão de outros dois discípulos de Cristo: São Tiago, chamado “O Menor”, e São Simão.  O nome Judas significa “Deus seja louvado”. Na …

+ Leia Mais

Qual é a diferença entre vigário e sacerdote?

A estrutura eclesiástica é repleta de nomes que designam diferentes cargos e funções. Muitas vezes, os fiéis ficam confusos em relação a esses termos. É comum a dúvida, por exemplo, sobre qual é a diferença entre sacerdote e vigário. Sacerdote Sacerdote é o mesmo que padre. Este termo se refere ao homem que recebeu o …

+ Leia Mais

São João Paulo II, rogai por nós!

Em dia 22 de outubro, celebramos a memória do papa João Paulo II, um dos mais populares pontífices da Igreja Católica e um grande difusor da devoção mariana pelo mundo. Karol Wojtyła nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Vadovice, na Polônia. Entrou para o seminário de Cracóvia em 1942, de forma clandestina, …

+ Leia Mais

Como construir uma amizade verdadeira?

“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.” (Eclo 6, 14). Amizades verdadeiras são presentes de Deus e têm em si um toque do divino, porque enchem nossas vidas de graça. Mas um amigo não se ganha da noite para o dia. É uma relação de confiança e parceria que …

+ Leia Mais

Qual é a diferença entre catedral e basílica?

A arquitetura católica mudou bastante ao longo dos séculos e hoje compreende de simples capelas a grandes e imponentes construções. Dentre os templos, se destacam as basílicas e as catedrais. Você sabe qual é a diferença entre elas? Basílica A palavra deriva do grego “basileos”, que significa rei. Originalmente, na época da Roma Antiga, “basílica” …

+ Leia Mais

A PROPÓSITO DE SÃO JOSÉ

Irmã Lúcia em suas Memórias afirma sobre as aparições do dia 13 de outubro de 1917: “Desaparecida Nossa Senhora, na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. S. José com o Menino pareciam abençoar o Mundo com uns …

+ Leia Mais

A carne é fraca, mas o espírito é forte

Há um popular ditado que diz que “a carne é fraca”. Mesmo quando assumimos o propósito de sermos bons, corretos e justos, há tantas distrações e tantas tentações à nossa volta que acabamos por falhar. Deixamos de acordar cedo para rezar porque ficamos com sono, deixamos de jejuar porque era forte demais o desejo pela …

+ Leia Mais

Conheça os quatro santos padroeiros dos professores!

Hoje, comemoramos o Dia do Professor. A data faz referência ao decreto do imperador D. Pedro I que criou o Ensino Elementar no Brasil, assinado em 15 de outubro de 1827. A norma instituiu as escolas de primeiras letras nos vilarejos e cidades do país e regulamentou os conteúdos a serem ministrados e as condições …

+ Leia Mais

Por que o sacerdote faz a aspersão de água benta na missa?

De acordo com a Instrução Geral do Missal Romano, o padre pode, aos domingos, especialmente durante o Tempo da Páscoa, fazer a aspersão de água benta em memória do batismo no lugar do costumeiro ato penitencial.  A orientação é reforçada no Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB: “O rito da bênção e aspersão de água benta pode …

+ Leia Mais

Sínodo 2021-2023: comunhão, participação e missão

Esta semana, foi dado o pontapé inicial no Sínodo 2021-2023. Sob o tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, participação e missão”, esta edição terá um formato inédito, que visa garantir a participação de todo o povo de Deus.  Segundo a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, “o percurso para a celebração do Sínodo será dividido …

+ Leia Mais

CRISTO REDENTOR (1931-1981)

O Cristo Redentor no Corcovado foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Para o Cardeal-Arcebispo, Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra (1882-1942), não deveria ser uma estátua entre tantas que enfeitavam nossos parques e jardins. Haveria de ser a imagem de Jesus que traduzisse a …

+ Leia Mais

Pelo direito à vida

A vida é algo sagrado, o maior presente de Deus para nós. Desde 1999, é celebrado em 08 de outubro, no Brasil,o Dia Nacional pelo Direito à Vida. A data foi oficializada por iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), depois de um forte movimento contra o aborto iniciado na década de 80 …

+ Leia Mais

Solidariedade para acabar com a fome

Jesus nos ensinou a sempre fazer o bem: zelando pelos irmãos, amparando pobres, doentes e necessitados, sendo fraterno no acolhimento. De nós, Deus espera a mesma conduta, não importam as circunstâncias. Mas a solidariedade é ainda mais importante quando se atravessa momentos difíceis.  A pandemia de Covid-19 deixou milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade …

+ Leia Mais

Santa Faustina Kowalska: a apóstola da Divina Misericórdia

Em 25 de agosto de 1905 nascia, na pequena aldeia polonesa de Glogowiec, uma menina chamada Helena Kowalska. Era a terceira filha de um casal pobre. Mariana e Stanislaw Kowalska eram humildes camponeses, mas cristãos fervorosos, que transmitiram à pequena uma fé profunda. Logo cedo, aos sete anos, a menina sentiu o chamado para a …

+ Leia Mais

Francisco de Assis: exemplo de seguimento fiel a Cristo

O santo de hoje nasceu em 1189 em Assis, na Itália. Batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone, São Francisco de Assis era filho de um rico casal de comerciantes, o que lhe proporcionou uma vida de luxo e tranquilidade. Quando jovem, era orgulhoso e bastante vaidoso e, como outros rapazes de sua época, entregava-se …

+ Leia Mais

Por que outubro é o mês do rosário?

Em outubro, a Igreja celebra o mês Rosário, uma prática muito antiga na Igreja cujas raízes remontam ao início do catolicismo. A palavra “rosário” vem do termo latino “rosarius”, comumente empregado para designar uma coroa de rosas.  Conta-se que os antigos gregos e romanos costumavam coroar com rosas as imagens que representavam os seus deuses. …

+ Leia Mais

A santa das rosas

A imensa simplicidade a alegria que dedicava às pequenas coisas fez de Santa Teresinha do Menino Jesus uma das mais populares santas da Igreja Católica. Celebramos hoje a memória da jovem carmelita que morreu com apenas 24 anos, mas deixou um belo legado de fé e união com o Pai. Teresa Martin nasceu em 2 …

+ Leia Mais

Por que 30 de setembro é Dia da Bíblia?

Hoje, 30 de setembro, é Dia da Bíblia, fechando o mês que a Igreja, no Brasil, dedica ao livro que nos traz a Palavra de Deus. Mas você sabe por que foi escolhida exatamente esta data? Neste dia, celebramos a memória de São Jerônimo, que foi um grande biblista. Padre Jerônimo, que nasceu 340 e …

+ Leia Mais

Hoje é dia dos Santos Arcanjos!

Hoje, dia 29 de setembro, a Igreja celebra com alegria a festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A devoção a esses três intercessores foi herdada do Antigo Testamento. A palavra “Arcanjo” significa “anjo principal”, ou seja, eles são os principais mensageiros celestes, protetores que vêm sempre em nosso socorro! Miguel Seu nome significa “Quem …

+ Leia Mais

Francisco e Jesus escondido

O pequeno Francisco Marto, em toda a sua ingenuidade de criança, descobriu a beleza da adoração ao Santíssimo. Gostava de estar com “Jesus escondido”, como ele chamava a hóstia consagrada, para consolar Jesus, cujo coração está tão machucado pelos pecados da humanidade. O amor do pastorinho pelo Santíssimo foi narrado pela prima Lúcia: “Quando ia …

+ Leia Mais

Em que situações um casamento pode ser considerado inválido?

Segundo o Código de Direito Canônico, duas propriedades essenciais caracterizam o sacramento do matrimônio a unidade [“Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2, 24)] e a indissolubilidade [“Não separe, pois, o homem o que …

+ Leia Mais

Como viver corretamente a penitência?

Pelo dicionário, a palavra penitência tem dois significados principais: “arrependimento ou remorso por um erro que se cometeu” e “pena imposta para expiação desse erro”. Sempre pensamos nela muito mais como um ato para reparação dos pecados do que relacionada ao desejo de reconciliação com o Projeto de Deus. Quando vemos por essa segunda perspectiva, …

+ Leia Mais

Existe um lugar certo ou ideal para rezar?

A oração é parte importante da vida do católico, afinal ela é o momento de encontro com Deus, de exercitarmos a humildade perante o Senhor e de experimentarmos Seu infinito amor por nós. Seja para pedir, desculpar-se, louvar ou agradecer, devemos sempre garantir um momento para conversar com o Senhor! A oração fortalece e anima, …

+ Leia Mais

São Mateus: de cobrador de impostos a evangelista

Na época de Jesus, a região da Palestina era dominada pelos romanos e muitos – e altíssimos – impostos eram cobrados dos judeus. Havia homens cuja ocupação era exatamente cobrar esses impostos, explorando o povo sem piedade. Um dos mais cruéis era chamado Levi e vivia em Cafarnaum, próximo ao Lago da Galileia. Mas até …

+ Leia Mais

Escolhas e sacrifícios

Na terceira aparição, em julho de 1917, Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que se sacrificassem pelos pecadores, oferecendo em reparação dos pecados cometidos contra Seu Imaculado Coração e pela conversão dos pecadores. Em geral, quando pensamos em sacrifícios, costumamos pensar em coisas das quais não temos como escapar, como ficar preso em um engarrafamento na …

+ Leia Mais

Cinco dicas para fazer da sua oração uma linda conversa com Deus

A oração é nosso momento especial de encontro com Deus e deve se tornar um hábito na vida de qualquer católico. Muita gente acha que existe uma fórmula ideal de oração, que requer um conhecimento teológico específico e que demanda estudo e prática e, como não dispõe desse arsenal teórico, acaba não rezando. Mas a …

+ Leia Mais

As sete dores de Maria

Em 15 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora das Dores. Este é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história e se refere às sete dores que Nossa Senhora experimentou ao longo de sua vida. A data é uma oportunidade de nos inspirarmos em Maria para enfrentar com coragem …

+ Leia Mais

BONDADE E BELEZA JUNTAS

O Pároco da Freguesia, por zelo e prudência, fez a pequena Lúcia sofrer muito porque lhe pôs a dúvida se as aparições em Fátima seriam “engano do Demônio”. Coube a Jacinta acabar com a incerteza: “Não é o Demônio, não! O Demônio, dizem, que é muito feio e que está debaixo da terra, no inferno; …

+ Leia Mais

Festa da Exaltação da Santa Cruz

No dia 14 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz.  Historicamente, a data lembra a dedicação, no ano 335, de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem do imperador romano Constantino, filho de Santa Helena.  Uma delas foi erguida sobre o Monte do Gólgota e outra, no local em …

+ Leia Mais

O amor, a serenidade e a ação

Na primeira carta que remeteu aos gregos da igreja primitiva em Coríntios, o apóstolo Paulo dizia: “O amor é paciente, o amor é bondoso. (…) Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I Cor 13, 5-7). Mas será que isso significa que, mesmo diante de uma situação de injustiça ou de violência, mesmo quando …

+ Leia Mais

GUERRA E PAZ

“Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer.” Trata-se do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Após a visão …

+ Leia Mais

A importância da perseverança

O dicionário define a perseverança como “constância”, “firmeza” e “tenacidade”. Ela também pode ser descrita como a persistência no exercício de obras virtuosas apesar dos obstáculos e do cansaço. Falamos muito de perseverança quando nos referimos à necessidade de não se deixar abalar diante dos problemas, de seguir adiante. Embora isso seja verdade, não é …

+ Leia Mais

Celebremos a Natividade da Virgem Maria

A Igreja celebra hoje, dia 08 de setembro, a Natividade da Virgem Maria. Esta festa teve origem no Oriente e passou a ser celebrada também no Ocidente no século XVII, sob o papado de São Sérgio I. É celebrada exatamente nove meses depois de comemorarmos a Imaculada Conceição da Virgem Maria. É uma data marcada …

+ Leia Mais

Solidariedade para acabar com a fome

Jesus nos ensinou a sempre fazer o bem: zelando pelos irmãos, amparando pobres, doentes e necessitados, sendo fraterno no acolhimento. De nós, Deus espera a mesma conduta, não importam as circunstâncias. Mas a solidariedade é ainda mais importante quando se atravessa momentos difíceis.  A pandemia de Covid-19 deixou milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade …

+ Leia Mais

Quem foi São Gregório I?

Celebramos hoje a memória de São Gregório I, conhecido como Gregório Magno, papa e Doutor da Igreja. Nasceu em 540, na família Anícia, que era rica e bastante influente na corte romana. Enveredou inicialmente pela carreira política, seguindo, posteriormente, a vida religiosa. Deixou um importante legado, como a introdução do pai-nosso na missa, o estilo …

+ Leia Mais

Aprender a conviver com o luto

Perder alguém querido traz uma grande carga de sofrimento. Sentimos um enorme vazio, como se algo tivesse sido arrancado de dentro de nós, restando apenas uma dor que parece que jamais vai cessar.  Entretanto, o processo de luto não é eterno. Ele tem a duração necessária para lidarmos com a perda, aceitá-la e nos recompormos …

+ Leia Mais

ANÚNCIO OU AMEAÇA?

A expectativa em torno do terceiro segredo de Fátima alimentou a ideia de um terrível castigo a cair sobre a humanidade. A revelação e a explicação do texto de Irmã Lúcia dado a conhecer pelo Cardeal Ratzinger trouxeram decepção em alguns setores da Igreja e da mídia. Devido ao gênero apocalítico, a linguagem simbólica necessitava …

+ Leia Mais

O que é a “comunhão dos santos”?

Quando rezamos a oração do Credo, professamos nossa crença na “comunhão dos santos”. Mas você sabe a que exatamente se refere esse termo? Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a comunhão dos santos é precisamente a Igreja, pois que é a Igreja senão a assembleia de todos os santos? (§ 946).  Quando falamos em santos, …

+ Leia Mais

Dia Internacional da Solidariedade

O Dia Internacional da Solidariedade, comemorado hoje, foi instituído pela Organizações Unidas (ONU) a fim de fortalecer este valor tão fundamental para o bem-estar de todos e tão presente na mensagem do Evangelho. Como diz o ditado, “o pouco, com Deus, é muito e o muito, sem Deus, é pouco”. Portanto, quem partilha o que …

+ Leia Mais

A beleza do sacramento da Confissão

“Um dia de madrugada, cedo, sua irmã Teresa vai chamar-me: – Vem cá depressa. O Francisco está muito mal e diz que te quer dizer uma coisa! Vesti-me à pressa e lá fui. Pediu à mãe e irmãos que saíssem do quarto, que era segredo o que me queria. Saíram e ele disse-me: – É …

+ Leia Mais

Dia Nacional do Voluntariado: uma lição de amor

Não sei se você já se engajou em algum tipo de trabalho voluntário, mas caso nunca tenha experimentado, recomendo fortemente que faça. Assistência a doentes, contação de histórias, ajuda em asilos ou orfanatos, aulas gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade, distribuição de alimentos… Há inúmeras formas de se ajudar um irmão e, em todas …

+ Leia Mais

A alegria de estar com Jesus

“Quando, depois do dia 13 de Setembro, lhe disse que em Outubro vinha também Nosso Senhor, ele mostrou grande alegria:– Ai que bom! Só O vimos duas vezes ainda e eu gosto tanto d’Ele!De vez em quando perguntava:– Ainda faltarão muitos dias para o dia 13? Estou ansioso que venha, para ver outra vez a …

+ Leia Mais

Qual a origem da oração do terço?

A oração do terço é uma prática muito antiga na Igreja Católica. Foi criada em 1214 por São Domingos de Gusmão como uma forma catequética de ensinar aos fiéis os momentos principais da vida de Jesus. Inicialmente, ela era composta por três grupos de mistérios: gozosos, gloriosos e dolorosos – daí deriva o nome terço: …

+ Leia Mais

Os nomes da Eucaristia

A Eucaristia, um dos sete sacramentos da Igreja Católica,  foi instituída pelo próprio Jesus Cristo, na Quinta-feira Santa, quando celebrou com Seus apóstolos a Última Ceia:  “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo-o abençoado, partiu-o e, distribuindo aos discípulos, disse: ‘Tomais e comei, isto é o meu corpo’. Depois, tomou um cálice e, dando …

+ Leia Mais

A PROPÓSITO DO PÃO DE FÁTIMA

A Irmã Ângela de Fátima Coelho em seu precioso livro: “DENTRO DA LUZ um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” escreve: “…a renúncia que faz a Jacinta da sua refeição tem valor, não tanto pelo “não” que implica, mas pelo “sim” que afirma: a partilha com os que são mais pobres e o sinal …

+ Leia Mais

São Bartolomeu: o apóstolo desconhecido

Hoje, a Igreja celebra São Bartolomeu, um dos doze apóstolos de Jesus e também o menos conhecido. Filho de um agricultor chamado Tolmai, ele nasceu em Caná da Galileia – a aldeia onde foi realizado o casamento no qual Jesus transformou água em vinho. Na Bíblia, ele é identificado como Natanael e era um grande …

+ Leia Mais

Viva Santa Rosa de Lima!

Celebramos hoje Santa Rosa de Lima, primeira santa e padroeira da América Latina. Nascida em 30 de abril de 1586 em Lima, capital peruana, foi batizada com o nome de Isabel Flores y de Oliva. Era a décima filha de um rico casal de espanhóis que tinha se mudado para a então colônia do Peru.  …

+ Leia Mais

Qual a diferença entre vida eterna e vida após a morte?

Fala-se muito em vida eterna e vida após a morte. Mas qual é efetivamente a diferença entre elas? Vida após a morte A Igreja nos ensina que, após morrermos, passaremos por dois juízos. Um deles é o juízo final, que se dará no fim dos tempos, quando Cristo finalmente voltar. O outro é o juízo …

+ Leia Mais

O impacto de Fátima em nossas vidas

Aqui, comentamos muito sobre a influência das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria nas vidas dos três pastorinhos. Jacinta, Francisco e Lúcia viveram transformações radicais a partir da experiência do contato com a Virgem Santíssima. Todos nós, devotos de Nossa Senhora de Fátima, podemos e devemos sentir também o impacto de Sua mensagem …

+ Leia Mais

Como combater a inveja?

Foi por causa da inveja que o demônio tentou Adão e Eva e também foi motivado por ela que Caim matou seu irmão Abel. Desde sempre, este pecado capital provoca a humanidade e foi um dos motores da morte de Cristo: “Pilatos dirigiu-se ao povo reunido: ‘Qual quereis que eu vos solte: Barrabás ou Jesus, …

+ Leia Mais

Por que a Igreja proclamou a Assunção de Nossa Senhora?

A Igreja ensina que Nossa Senhora foi glorificada em corpo e alma e levada ao Céu ao final da sua vida terrena. O dogma da Assunção de Maria foi promulgado pelo papa Pio XII em 1º de novembro de 1950, mediante a constituição apostólica Munificentissimus Deus.  No documento, o pontífice afirma: “depois de haver mais …

+ Leia Mais

O que fazer com a dor de um noivado interrompido?

Num dia, ele te fazia juras de amor e prometia um “felizes para sempre”. No outro, rompe o noivado e encerra os planos do casamento. Está aí uma situação difícil e extremamente dolorosa. Terminar um relacionamento é sempre difícil. Mas quando isso acontece às vésperas de subir ao altar é ainda mais sofrido e frustrante. …

+ Leia Mais

Mesmo presos, os pastorinhos mantiveram o Segredo de Fátima

Era 13 de agosto de 1913. Assim como acontecera nos dias 13 dos três meses anteriores, os pastorinhos acordaram naquela data esperando ver Nossa Senhora. Os peregrinos, que acorriam dos mais diversos lugares, também imaginavam que se daria na Cova da Iria mais uma aparição da Mãe de Deus. “O povo chegava de todos os …

+ Leia Mais

“Eu nunca te deixarei”

Diante do sofrimento da pequena Lúcia, que penava com as humilhações e as cobranças da família e dos vizinhos, Nossa Senhora lhe disse em uma das aparições: “Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus” (Memórias da Irmã Lúcia, pág 83). …

+ Leia Mais

DIMENSÃO ESCATOLÓGICA NA MENSAGEM DE FÁTIMA

As últimas realidades não dizem respeito apenas aos ‘Novíssimos’: morte, juízo, inferno, paraíso. Isto é o “ainda não” escatológico. São também as realidades definitivas incluídas na expressão “uma vez por todas”. Por exemplo: “Somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas” (Hb 10,10). O definitivo é o que não …

+ Leia Mais

Santa Clara, a dama pobre

A Igreja celebra em 11 de agosto a memória de Santa Clara, uma jovem bela e rica e que se tornou a “dama pobre”, como ficou conhecida. Ela nasceu em Assis, na Itália, no ano de 1193. Seu nome foi escolhido por uma inspiração divina recebida pela mãe de que a filha iluminaria o mundo …

+ Leia Mais

Dia do diácono

Hoje celebramos o dia do diácono, na mesma data em que a Igreja celebra o patrono desse grupo, São Lourenço. O diaconato é o segundo grau da Ordem, sacramento através do qual a missão confiada por Cristo aos seus apóstolos continua sendo exercida na Igreja. Quem é ordenado recebe o dom do Espírito Santo e …

+ Leia Mais

Qual o significado dos versos da Ave Maria?

A Ave-Maria é uma das orações mais conhecidas e queridas pelos católicos. Dirigida a Nossa Senhora, ela está baseada nas Sagradas Escrituras. Mas você compreende direitinho o que diz cada parte desta prece?  Ave, cheia de graça No momento da Anunciação, o anjo Gabriel saudou Maria usando a expressão “cheia de graça”. Este termo faz …

+ Leia Mais

Ser pai e ser filho

Eu sou pai e eu sou filho. Todos os dias, me equilibro entre esses dois papéis, tão diferentes mas, ao mesmo tempo, tão complementares.  Como pai, peço diariamente a Deus sabedoria, para ajudar meus filhos a crescerem na educação e na fé; paciência, para saber lidar com os desafios e obstáculos; tranquilidade, para lidar com …

+ Leia Mais

Transfiguração do Senhor: somos chamados a ser testemunhas de Cristo

A Igreja celebra hoje a festa da Transfiguração do Senhor. A data é comemorada desde o século V no Oriente e, posteriormente, também no Ocidente. Junto com outros quatro importantes episódios da trajetória de Cristo – o Batismo, a Crucificação, a Ressurreição e a Ascensão – a Transfiguração nos lembra que em Jesus coexistem as …

+ Leia Mais

Dia do sacerdote e de São João Maria Vianney

Hoje celebramos a missão dos sacerdotes, justo na data de seu santo padroeiro, São João Maria Vianney. O exemplo de vida e de ministério deste santo inspiram padres ao redor de todo o mundo até hoje, por sua dedicação na condução do seu rebanho. João Maria Batista Vianney nasceu em 1786, na França. Desde cedo …

+ Leia Mais

ESPIRITUALIDADE REPARADORA

A reparação ou desagravo é uma forma de participação na obra redentora do Cristo. No aspecto negativo diz respeito à expiação e ao perdão dos pecados. No aspecto positivo é a restauração humana e a das outras criaturas em Cristo. A conformação a Cristo Crucificado e Ressuscitado sempre esteve presente na Igreja. É estimulada pelos …

+ Leia Mais

Como lidar com pessoas tóxicas ou temperamentais?

Todo mundo conhece e convive com pessoas tóxicas ou que são, no mínimo, difíceis. Normalmente as julgamos por seu comportamento presente, mas esquecemos que por trás do azedume pode estar uma história de vida sofrida e complicada. Afinal, ninguém é amargo e desagradável simplesmente porque quer ou porque sente prazer. Qual seria, então, a melhor …

+ Leia Mais

É permitido rezar o Pai Nosso com as mãos levantadas?

Muita gente se pergunta qual a postura correta na hora de fazer a oração do Pai Nosso e se é permitido rezar com as mãos para o alto, em direção ao céu. A prece é algo muito pessoal e, portanto, não há uma regra que especifique como você deve se dirigir a Deus se esta …

+ Leia Mais

Como os pais podem interferir nas más amizades dos filhos?

Os adolescentes constroem sua identidade enquanto membros de um grupo. A convivência com os amigos ajuda a forjar sua auto-estima e sua personalidade. Por isso, é muito importante que os pais estejam atentos às relações de seus filhos. Mas como fazer isso sem se intrometer ou tolher a liberdade do jovem? O caminho para isso …

+ Leia Mais

Cinco dicas para manter o demônio afastado

O demônio  nos ronda constantemente, nos afastando das virtudes que nos levam a Deus. Por isso, precisamos estar sempre vigilantes para não cairmos nas tentações que ele coloca a todo instante em nosso caminho. Hoje, trazemos cinco dicas de como manter satanás afastado.  1. Oração  Quem reza com frequência e com dedicação permanece em estado …

+ Leia Mais

A PROPÓSITO DO ANO DE SÃO JOSÉ

O Papa Francisco cujo pontificado teve início na Solenidade de São José estabeleceu que de 8de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, a Igreja Católica celebre o Ano de São José.Trata-se de comemorar os 158 anos do Decreto de Proclamação de São José como PadroeiroUniversal da Igreja pelo seu antecessor Pio IX. …

+ Leia Mais

O céu é uma escolha, não uma certeza

Já na segunda aparição, a 13 de junho de 1917, Nossa Senhora disse aos pastorinhos que eles iriam para o céu. Esclareceu que Francisco e Jacinta iriam primeiro e que Lúcia ficaria mais algum tempo, a fim de ajudar a consolidar a devoção dos homens ao Seu Imaculado Coração. Mas, apesar da promessa, Lúcia nunca …

+ Leia Mais

Santa Ana e São Joaquim, rogai por nós

A Igreja celebra, em 26 de julho, a memória de Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria, avós de Jesus e inspiração para muitas famílias até hoje. Ana e Joaquim eram um casal judeu muito devoto. Acredita-se que Ana teria nascido em Belém e Joaquim, na Galileia. Já em idade avançada, ainda não …

+ Leia Mais

Saiba como receber indulgência plenária no Dia dos Avós e Idosos

A Igreja celebra hoje, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Este ano, o tema é “Estou convosco todos os dias” (Mt 28,20), expressando a proximidade do Senhor e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia. É também uma promessa de proximidade e de esperança …

+ Leia Mais

Recém-casados: como lidar com os problemas do início da vida conjugal?

O casamento é o sonho de muita gente. Embora idealizemos um futuro perfeito ao lado da pessoa que amamos, a realidade do início do casamento pode ser um pouco diferente. Uma nova rotina, maiores responsabilidades, a convivência diária, tudo isso pode levar a pequenas brigas e a grandes decepções. É claro que isso não é …

+ Leia Mais

Dez versículos bíblicos para quem está com medo

Está enfrentando alguma situação difícil? Passando por problemas? Está com medo ou se sentindo assustado? Separamos 10 versículos bíblicos inspiradores para você. “Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa.” (Is 41,10) “Ainda que …

+ Leia Mais

Santa Maria Madalena, a testemunha da Ressurreição

A Igreja celebra hoje a memória de Santa Maria Madalena, canonizada pelo papa Francisco em 2016. Nascida em Mágdala, um pequeno povoado próximo ao lago da Galileia, foi a primeira testemunha da Ressurreição de Cristo e discípula fiel. Existem poucas citações diretas sobre ela nos quatro evangelhos, mas Maria aparece nas passagens mais marcantes na …

+ Leia Mais

Francisco e o desejo de não mentir

“Um dia perguntaram-me se Nossa Senhora nos tinha mandado rezar por os pecadores. Eu respondi que não. Logo que pôde, enquanto interrogavam a Jacinta, [Francisco] chamou-me e disse-me:  – Tu agora mentiste. Como é que disseste que Nossa Senhora não nos mandou rezar por os pecadores? Então Ela não nos mandou rezar por os pecadores?!  …

+ Leia Mais

A PROPÓSITO DO ROSÁRIO

A contagem das orações através de contas interligadas numa espécie de corrente é costume muito antigo, presente não só no catolicismo com a chamada “coroa do rosário”, mas também entre os hindus e os mulçumanos. O costume de repetir ave-marias intercaladas com o pai-nosso, glória ao Pai e meditação dos mistérios da vida de Jesus …

+ Leia Mais

Qual a diferença entre teísmo e deísmo?

Você já ouviu falar em deísmo e teísmo? Sabe qual a diferença entre eles? A distinção entre esses dois termos está ligada a um outro conceito muito caro para nós cristãos, o da Providência divina – Deus cuida de nós e não nos deixa faltar aquilo que Ele entende ser importante para nós. Como disse …

+ Leia Mais
1 2