Qual é a diferença entre catedral e basílica?

A arquitetura católica mudou bastante ao longo dos séculos e hoje compreende de simples capelas a grandes e imponentes construções. Dentre os templos, se destacam as basílicas e as catedrais. Você sabe qual é a diferença entre elas?

Basílica

A palavra deriva do grego “basileos”, que significa rei. Originalmente, na época da Roma Antiga, “basílica” era o termo conferido a uma grande construção retangular que contava com uma abóboda semicircular, com uma área destinada a receber o imperador ou o juiz – ou seja, o soberano. Os cristãos converteram as basílicas em construções que abrigavam o sacrifício da Santa Missa, em que Jesus Cristo era o verdadeiro rei. Com o passar do tempo, o modelo arquitetônico das basílicas foi adotado na construção de muitos templos e se tornou bastante popular. 

Os Papas passaram a conceder a certas igrejas o título canônico de basílica. Nestes casos, esses templos passam a ter status internacional e não estão submetidos à jurisdição eclesiástica local, além de contar com um altar reservado ao Papa ou ao cardeal. Para que uma igreja receba o título de basílica, precisa ter uma rica história e importância para a comunidade e grande beleza e os bispos locais precisam fazer uma solicitação especial ao Vaticano.

Catedral

O título de catedral é concedido à principal igreja de uma diocese, local onde o bispo normalmente preside as liturgias mais importantes. É comum que a catedral seja também o templo mais antigo da região e pode, ainda, receber o título adicional de basílica. Geralmente, há apenas uma catedral em cada diocese, mas, se for uma área geográfica muito grande, pode haver um templo adicional classificado como co-catedral.

0 Comments