L O A D I N G

Qual a origem da oração do terço?

A oração do terço é uma prática muito antiga na Igreja Católica. Foi criada em 1214 por São Domingos de Gusmão como uma forma catequética de ensinar aos fiéis os momentos principais da vida de Jesus. Inicialmente, ela era composta por três grupos de mistérios: gozosos, gloriosos e dolorosos – daí deriva o nome terço: cada oração, que compreendia um grupo de mistérios, era considerada a terça parte da oração completa do rosário. 

Refletindo sobre os mistérios da vida de Cristo, o papa São João Paulo II percebeu que faltavam alguns fatos importantes. Por isso, em 2002 ele sugeriu a inclusão de mais cinco momentos vividos por Cristo, os mistérios luminosos. 

Os mistérios gozosos, meditados às segundas-feiras e aos sábados, nos ajudam a contemplar o amor infinito de Deus por nós, que fez homem o Seu filho amado. Estes mistérios falam sobre a encarnação de Jesus e compreendem a Anunciação do anjo a Maria, a visitação de Maria a Santa Isabel, o nascimento do Menino Deus, a apresentação de Jesus no Templo e a perda e o encontro de Jesus.

Os mistérios dolorosos nos apresentam episódios que marcaram o final da vida humana de Jesus: sua paixão e morte na Cruz, começando pela oração de Jesus no Getsémani e culminando com Sua morte na Cruz. São dezoito horas de sofrimento que demonstram o tamanho do amor de Cristo por nós, que deu sua vida para nos salvar. Os mistérios dolorosos são contemplados às terças e sextas-feiras.

Já os mistérios gloriosos comemoram o triunfo de Cristo sobre a morte. Com sua Ressurreição, Jesus comprova que era o Messias tão esperado. A contemplação destes mistérios nos chama a reviver a alegria dos primeiros discípulos, quando recebem o Espírito Santo e partem em missão. Os mistérios gloriosos também nos lembram da grandiosidade de Maria, que sobe aos céus e lá é coroada. São meditados sempre às quartas-feiras e aos domingos.

Os mistérios luminosos, por sua vez, receberam este nome porque remetem a Jesus como luz do mundo. São fatos importantes da vida pública de Cristo, quando Ele anuncia o Evangelho: Seu Batismo no Rio Jordão, a revelação nas Bodas de Caná, o anúncio do Reino de Deus, Sua Transfiguração e a instituição da Eucaristia.

Veja aqui o passo a passo para rezar a oração do terço.

0 Comments