L O A D I N G

Os nomes da Eucaristia

A Eucaristia, um dos sete sacramentos da Igreja Católica,  foi instituída pelo próprio Jesus Cristo, na Quinta-feira Santa, quando celebrou com Seus apóstolos a Última Ceia:  “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo-o abençoado, partiu-o e, distribuindo aos discípulos, disse: ‘Tomais e comei, isto é o meu corpo’. Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-o a eles dizendo: ‘Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados’” (Mt 26,26-28).

O termo eucaristia vem da palavra grega eukharistía, que significa reconhecimento, agradecimento, ação de graças. Originalmente, na Igreja primitiva, a Eucaristia era a oração de ação de graças que precedia a consagração do pão e do vinho. 

Além desse, o sacramento através do qual Jesus nos entrega o Seu Corpo e o Seu Sangue tem outros nomes:

Celebração Eucarística – o termo também faz referência à oração de ação de graças da Igreja primitiva.

Ceia do Senhor – faz alusão à Última Ceia, quando Jesus comeu com os discípulos na véspera da Sua paixão.

Fracção do Pão – na ceia com os apóstolos, Jesus utilizou este rito judaico de abençoar e partilhar o pão. Hoje remete à multiplicação da presença de Cristo nas várias hóstias que compõem o mesmo corpo.

Assembleia eucarística – este termo se baseia no fato de que a Eucaristia é celebrada em assembleia, com os fiéis reunidos.

Memorial da Paixão e Ressurreição do Senhor – a Eucaristia é um momento de vivermos e experimentarmos a Morte de Cristo, cujo corpo e sangue se fazem presentes no sacramento, e Sua Ressurreição .

Santo Sacrifício – este nome nos recorda que Jesus deu Sua própria vida para nos salvar e que, por meio do Seu Sacrifício somos expiados do pecado.

Santos Mistérios – o termo também está ligado à celebração dos mistérios da Paixão e Ressurreição de Jesus.

Santa e divina Liturgia – aqui está um lembrete de que o centro de toda a liturgia da Igreja é o mistério eucarístico.

Santíssimo Sacramento – este nome exata a importância da Eucaristia, centro da vida da Igreja e, por isso, considerada o sacramento dos sacramentos.

Comunhão – o termo destaca que é através deste sacramento que nos unimos a Cristo, participando do Seu corpo e do Seu sangue e formando um só corpo.

Santa Missa – decorrente do termo “missio”, que significa “envio dos fiéis”, nos lembra que somos todos enviados para cumprir a vontade de Deus em nossa vida cotidiana.

0 Comments