Por que dizemos Santa Maria, Mãe de Deus? O certo não seria “Mãe de Jesus”?

Na oração da Ave Maria, dizemos “Santa Maria, Mãe de Deus”. Mas o correto não seria dizer “Mãe de Jesus”, já que de seu ventre nasceu o Salvador, Aquele que deu a vida para nos libertar do pecado? A Igreja nos explica que não há nenhum problema em proclamar Maria como Mãe de Deus. 

O Catecismo da Igreja Católica destaca que Maria é “verdadeiramente ‘Mãe de Deus’, visto ser a Mãe do Filho Eterno de Deus feito homem, que é ele mesmo Deus” (§ 509). 

Isso tem raízes na Santíssima Trindade, mistério central da nossa fé. Cremos em um Deus que é ao mesmo tempo Pai, Filho e Espírito Santo – três pessoas que compõem um único Deus, Senhor absoluto, onipresente e onipotente, que é puro amor. 

Sendo assim, não obstante a natureza humana de Jesus, Ele é em essência divino. E se Jesus é também esse Deus uno e trino, Maria, a Mãe de Jesus, é Mãe de Deus. 

A partir deste conceito, foi proclamado durante o Concílio de Éfeso, no ano de 431, o primeiro dogma mariano, o da Maternidade Divina, que reconhece que a Virgem Santíssima é a verdadeira Mãe de Deus.

Que Nossa Senhora, Mãe de Deus, rogue por nós agora e sempre!

0 Comments