L O A D I N G

Por que 30 de setembro é Dia da Bíblia?

Hoje, 30 de setembro, é Dia da Bíblia, fechando o mês que a Igreja, no Brasil, dedica ao livro que nos traz a Palavra de Deus. Mas você sabe por que foi escolhida exatamente esta data? Neste dia, celebramos a memória de São Jerônimo, que foi um grande biblista.

Padre Jerônimo, que nasceu 340 e faleceu em 420 dC, foi quem traduziu a Bíblia dos originais em hebraico (Antigo Testamento) e grego (Novo Testamento) para o latim, que, naquela época, era a língua falada universalmente e usada na liturgia da Igreja. Ele dedicou quase toda a sua vida a este trabalho. Com seus estudos, facilitou o acesso e a compreensão dos Livros Sagrados. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim se chamou “Vulgata” e foi oficializado no Concílio de Trento.

No início, a Vulgata era divulgada por meio de manuscritos feitos pelos monges nos mosteiros. Com o advento da imprensa e da tipografia no século XV, passou a ser difundida em larga escala. Hoje, a Bíblia é o livro mais vendido do mundo. E é uma obra muito especial para nós, pois é através dela que Deus fala aos homens e revela as coisas sagradas, permitindo que todos nós possamos participar da vida divina. 

No Brasil, a tradição de celebrar o mês da Bíblia em setembro nasceu em 1971, quando a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) promoveu uma ação bíblica exatamente neste mês, por ocasião da comemoração de seus 50 anos de existência. Aos poucos, a ação foi sendo replicada em outras partes do país. Com a propagação dos grupos de estudo bíblico, a CNBB abraçou a data comemorativa e instituiu a celebração em todo o país.

0 Comments