Hoje é dia dos Santos Arcanjos!

Hoje, dia 29 de setembro, a Igreja celebra com alegria a festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A devoção a esses três intercessores foi herdada do Antigo Testamento. A palavra “Arcanjo” significa “anjo principal”, ou seja, eles são os principais mensageiros celestes, protetores que vêm sempre em nosso socorro!

Miguel

Seu nome significa “Quem como Deus?” ou “Nada é como Deus”. Ele é um dos espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo. São Miguel é citado três vezes na Bíblia. A primeira, no livro do profeta Daniel, que diz que “ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus” (Dn 12, 13). Já no Livro do Apocalipse, é narrada a batalha que o arcanjo travou contra o dragão do demônio (Ap 12, 7-8). A terceira citação é na carta de São Judas (Jud 9), que também comenta que o arcanjo enfrentou o diabo.

Gabriel

O nome desse arcanjo significa: “Deus é forte” ou “aquele que está na presença de Deus”. Foi a ele que coube anunciar o nascimento de João Batista e também a encarnação do Messias. Como mensageiro do Altíssimo, foi enviado a Maria para anunciar-lhe que seria a Mãe do Salvador. 

Rafael

“Rafael”, que quer dizer: “medicina de Deus” ou “Deus cura”, é o guia dos viajantes, dos doentes e dos perseguidos. Na Bíblia, quando Tobias perdeu a visão e precisou de um acompanhante que conhecesse bem o caminho que iria tomar, Rafael assumiu forma humana e o auxiliou em toda a viagem, ajudando-o a encontrar uma esposa. 

Oração aos Santos Arcanjos

Santos Arcanjos, socorrei-nos!

Ajudai-nos, ó grandes santos irmãos nossos, que sois servos, como nós, diante de Deus.

Defendei-nos de nós mesmos, da nossa covardia e tibieza, de nosso egoísmo e de nossa ambição, de nossa inveja e desconfiança, de nossa avidez em procurar a saciedade, a boa vida e a estima.

Desatai as algemas do pecado e do apego a tudo o que passa. Desvendai os nossos olhos que nós mesmos fechamos, para não precisarmos ver as necessidades de nosso próximo e poder, assim, ocupar-nos de nós mesmos numa tranquila autocomplacência.

Colocai em nosso coração o espinho da santa ansiedade de Deus, para que não deixemos de procurá-lo com ardor, contrição e amor.

Contemplai em nós o Sangue do Senhor, que Ele derramou por nossa causa.

Contemplai em nós as lágrimas de Vossa Rainha, que Ela derramou sobre nós.

Contemplai em nós, a pobre, desbotada, arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que deveríamos ser por Sua vontade e Seu amor.

Ajudai-nos a conhecer a Deus, a adorá-Lo, a amá-Lo e a servi-Lo. Ajudai-nos no combate contra os poderes das trevas que, traiçoeiramente, nos envolvem e nos afligem.

Ajudai-nos para que nenhum de nós se perca e, um dia, estejamos todos jubilosamente reunidos na eterna bem-aventurança. 

Amém.

0 Comments