L O A D I N G

Festa da Exaltação da Santa Cruz

No dia 14 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz.  Historicamente, a data lembra a dedicação, no ano 335, de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem do imperador romano Constantino, filho de Santa Helena. 

Uma delas foi erguida sobre o Monte do Gólgota e outra, no local em que Cristo Jesus foi sepultado. Na ocasião da dedicação desses templos, a Santa Cruz teria sido exaltada pela primeira vez diante dos fiéis.

Os registros históricos indicam que no ano 320, Santa Helena, então imperatriz de Constantinopla, encontrou o madeiro em que morreu o Cristo Redentor. Em 614, a Cruz teria sido roubada pelos persas durante uma guerra. Foi recuperada pelo imperador Heráclio no dia 14 de setembro de 628. 

Para além dos fatos históricos, a exaltação da Santa Cruz nos aproxima do mistério pascal. Foi através dela que Jesus Cristo venceu o pecado e nos apresentou a Vida. Ela é sinal inequívoco do Amor de Deus por nós. A Cruz nos lembra o caminho que devemos trilhar e a importância da entrega absoluta aos planos do Pai.

Embora seja símbolo de vida e esperança, nem sempre é fácil entendê-la em sua complexidade. O papa Francisco ressalta que, por isso, é tão importante a sua contemplação. “Jesus desceu do Céu para levar todos nós a subir ao Céu. Este é o mistério da cruz”, explica o pontífice.

0 Comments