Existe um lugar certo ou ideal para rezar?

A oração é parte importante da vida do católico, afinal ela é o momento de encontro com Deus, de exercitarmos a humildade perante o Senhor e de experimentarmos Seu infinito amor por nós. Seja para pedir, desculpar-se, louvar ou agradecer, devemos sempre garantir um momento para conversar com o Senhor! A oração fortalece e anima, conforta e consola, nos traz esperança e enche nossos corações de paz. Mas qual o lugar ideal para rezar?

Jesus disse: “onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18,20). Para permitir o encontro da comunidade em oração, os cristão construíram, desde a Igreja primitiva, muitos templos, capelas, paróquias, basílicas e catedrais. Locais sagrados e abençoados que, diariamente, recebem fieis não apenas em busca da comunhão eucarística, mas também de um local para encontrar-se com Deus.

Há quem pense que o ato da prece deve ser reservado aos locais sagrados que, em geral, são tomados pelo silêncio e abençoados pelo clima divinal. Embora, de fato, os templos – sejam eles grandes ou pequenos – tenham um clima propício à oração, não são necessariamente o melhor ou o único lugar para rezar.

São Paulo disse em sua carta aos Romanos: “Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós” (Rm 8,9). Ou seja, todos nós somos templos de Deus. O Senhor vive no coração de cada pessoa. Assim, é possível encontrarmos com Ele dentro de nós mesmos, no recolhimento da nossa alma. Podemos, sim, rezar apenas olhando para dentro, para nosso próprio interior.

O que conta, na hora da oração, não é o lugar, mas a vontade de estar com Deus e a disposição de entregar-se inteiramente a esse encontro. O melhor local para rezar é, sempre, aquele onde nos sentimos bem para estar com o Pai.

0 Comments