L O A D I N G

Dez anos da Capela das Aparições do Brasil

A Capela das Aparições do Brasil completa hoje 10 anos de fundação, dedicação do Altar, e entronização da imagem oficial de Nossa Senhora de Fátima. A construção é a única réplica no mundo idêntica à Capela das Aparições de Portugal, erguida na Cova da Iria, no local onde os pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia viram Nossa Senhora de Fátima. O Santuário brasileiro de Fátima, no bairro do Recreio, zona oeste do Rio, onde fica a capelinha, é reflexo do carisma da Associação Tarde com Maria.

Após dois anos de obras, a Capela das Aparições do Brasil foi inaugurada em 28 de maio de 2011, com missa de consagração da igreja e do altar presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e cocelebrada pelos bispos portugueses Dom Antonio Marto (de Leiria-Fátima), Dom Virgílio Antunes (Reitor do Santuário de Fátima e atual bispo de Coimbra) e Dom Fernando Áreas Rifan (bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney). A celebração foi marcada pela consagração da igreja e do altar, e da entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. A inauguração contou com a presença de mais de cinco mil fiéis devotos de Nossa Senhora de Fátima.

A história de sua edificação teve início anos antes. Quando a Tarde com Maria completou 20 anos, em 2006, seu fundador, Berthaldo Soares, foi em peregrinação a Portugal para agradecer pelos anos de evangelização. No local onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos, teve a inspiração de construir a réplica da Capela em sua cidade natal.

Berthaldo conseguiu, junto à Prefeitura do Rio a cessão do terreno de 14 mil m² no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Também obteve autorização do Cardeal do Rio de Janeiro, do Bispo de Leiria e do santuário português. Foi necessária ainda a permissão do arquiteto responsável pelo alpendre que protege o pequeno templo, José Carlos Loureiro. A verba para a construção foi conseguida através de doações de centenas de empresários e pessoas físicas.

De lá para cá, o santuário de Nossa Senhora de Fátima passou a receber milhares de fiéis por ano e desenvolver um extenso trabalho de evangelização, de formação mariana e de assistência social.

0 Comments