Há seis anos, Jacinta e Francisco Marto ainda nem tinham sido canonizados, mas suas imagens já eram entronizadas na Capela das Aparições do Brasil. A entronização aconteceu devido à autorização do culto local aos dois pastorinhos e das celebrações em suas memórias.
A permissão foi concedida pela Congregação para as Causas dos Santos, órgão do Vaticano responsável pelos processos de canonização. A Santa Sé considerou legítima a requisição brasileira já que a Capela erguida no Rio de Janeiro não é uma mera réplica da original portuguesa, mas também segue fielmente sua espiritualidade e trabalha para difundir a mensagem de Nossa Senhora de Fátima. Junto com a permissão, também foi encaminhada à reitoria do Santuário do Rio a liturgia da missa própria ao culto dos beatos em português, com as leituras e orações específicas.
Os quadros com as fotos de Jacinta e Francisco, que, junto com a prima Lúcia, testemunharam as aparições de Nossa Senhora em Fátima, foram abençoadas pelo núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, em dia 28 de julho de 2015. Ele leu o decreto do Vaticano que oficializou o culto aos irmãos pastorinhos e entronizou os quadros.
São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, rogai por nós!