L O A D I N G

Santa Maria Madalena, a testemunha da Ressurreição

A Igreja celebra hoje a memória de Santa Maria Madalena, canonizada pelo papa Francisco em 2016. Nascida em Mágdala, um pequeno povoado próximo ao lago da Galileia, foi a primeira testemunha da Ressurreição de Cristo e discípula fiel. Existem poucas citações diretas sobre ela nos quatro evangelhos, mas Maria aparece nas passagens mais marcantes na vida do Cristo.

Maria Madalena seguiu Cristo fielmente depois que Ele expulsou dela sete demônios (Lc. 8,2; Mc. 16,9). Pelo relato das Sagradas Escrituras, sabemos que ela compunha o grupo de mulheres que acompanhou a crucificação de Jesus e Seu sepultamento no sepulcro. Também esteve ao lado da Virgem Maria ao pé da cruz. 

Foi Maria Madalena a primeira pessoa a ver a pedra do sepulcro afastada. Achando que alguém tinha roubado o corpo de Jesus, chorou de tristeza junto ao túmulo do mestre. Vendo-a ali entristecida, o próprio Cristo ressuscitado se aproxima dela e, cheio de ternura, pergunta: “Mulher, por que choras?”. Ela recebe, então, de Jesus a missão de anunciar aos discípulos a Sua Ressurreição, sendo portadora da Boa Nova. Assim, torna-se a “apóstola dos apóstolos”, como chamou São Tomás. 

Santa Maria Madalena, rogai por nós!

0 Comments