L O A D I N G

Quando ficar em pé, sentado ou ajoelhado durante a Missa?

Popularmente, diz-se que o corpo fala. De fato, nossa expressão corporal está muito ligada ao que sentimos ou mensagens que queremos expressar sem usar palavras. Isso se reflete no ritual da Santa Missa. Os gestos e as posições do corpo durante a celebração eucarística têm um significado muito bonito, mas muita gente tem dúvidas sobre qual a posição correta a se adotar.

Isso está definido no Missal Romano, o livro litúrgico que contém todas as orações usadas durante as missas e as instruções para as celebrações. O Missal foi reformado após o Concílio Vaticano II e sua primeira edição, em latim, foi aprovada em 1970. Foi traduzido para o português em 1991. 

Nele, está bem explicado os momentos em que os fiéis devem se manter de pé, sentados ou ajoelhados. 

Quando ficar de pé?

“Os fiéis permaneçam de pé, do início do canto da entrada, ou enquanto o sacerdote se aproxima do altar, até a oração do dia, inclusive; ao canto do ‘Aleluia’ antes do Evangelho; durante a proclamação do Evangelho; durante a profissão de fé e a oração universal; e do convite do ‘Orai, irmãos’, antes da oração sobre as oferendas até o fim da missa, exceto nas partes citadas em seguida.” (Missal Romano, § 43)

Quando ficar sentado?

“Sentem-se durante as leituras do Evangelho e durante o salmo responsorial; durante a homilia e durante a preparação das oferendas; e, se for conveniente, enquanto se observa o silêncio sagrado após a comunhão.” (Missal Romano, § 43)

Quando se ajoelhar?

“Ajoelhem-se, porém, durante a consagração, a não ser que por motivo de saúde ou falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam. Contudo, aqueles que não se ajoelham na consagração façam uma inclinação profunda enquanto o sacerdote faz genuflexão após a consagração.” (Missal Romano, § 43)

0 Comments