L O A D I N G

Qual o momento certo para se levantar após a consagração do pão e do vinho?

A oração eucarística é um momento marcante da Santa Missa, quando o sacerdote repete as palavras de Jesus na Última Ceia e é feita a consagração do pão e do vinho. Como forma de demonstrar humildade e respeito, a assembleia ajoelha-se um pouco antes deste momento, na chamada epiclese sobre as oblatas, quando o padre faz o pedido do envio do Espírito sobre as espécies. Mas quando deve-se levantar e voltar a ficar em pé?

Em geral, os fieis permanecem ajoelhados até o momento da aclamação anamnética, quando o celebrante diz: “Eis o mistério da fé”. Dependendo da oração eucarística utilizada, em resposta a assembleia enuncia: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!” ou “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!”. É neste momento que as pessoas podem se levantar. 

Segundo a Instrução Geral do Missal Romano, também é possível permanecer de joelhos desde o final do “Santo” até a conclusão da Oração Eucarística, levantando-se antes do Pai-Nosso.

0 Comments