L O A D I N G

Família: a sagrada base que Deus criou para a humanidade

Quem tem família sabe: é difícil – às vezes quase impossível – manter tudo em harmonia. É marido ou esposa que chega de mau humor do trabalho, é filho estressado por causa da semana de provas, é outro que brigou com os amigos, é criança correndo pela casa e fazendo bagunça, é administrar contas, compras do mercado, material escolar, emprego, faxina… Mas, afora esse lado meio desesperador do dia a dia, é inegável que é na família que temos nossos melhores e mais inesquecíveis momentos!

Os primeiros passos das crianças, o primeiro “eu te amo”, o batizado, a Primeira Eucaristia, os desafios na escola, o primeiro namorado, a aprovação para a universidade, o primeiro emprego, são tantas as conquistas compartilhadas! E o que dizer das férias em conjunto, das risadas do fim de semana, dos passeios ao cinema, das pequenas e grandes descobertas de cada um, das piadas internas (que só quem é da família entende)? Isso é pura expressão da graça de Deus, que vivemos a cada dia em nossas casas. 

Hoje, celebra-se o Dia Internacional da Família. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é uma excelente oportunidade para lembrarmos a importância do núcleo familiar e da sua missão. Ao criar o mundo, Deus fez também o homem e a mulher e disse: “Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gen 1,28). Naquele momento, Ele criava a família e dava a ela seu caráter sagrado e fundamental para a construção do Reino. Ali ele nos dava uma tremenda responsabilidade!

Base da sociedade, a família é a primeira comunidade na qual nos inserimos. É onde os filhos aprendem os valores morais. É na família que aprendemos o significado do amor, da solidariedade, da fraternidade, da tolerância, do respeito, dando nossos primeiros passos para a vida em grupo. Se algo der errado nesse processo, é um baita prejuízo que a pessoa vai carregar para toda a vida.

O papa São João Paulo II certa vez disse que a família era o “Santuário da vida”. A palavra santuário significa local sagrado – nada mais adequado para designar o lugar onde a vida surge e onde a pessoa é formada e aperfeiçoada. A família é tão importante que, ao enviar seu filho para nos salvar, Deus o fez nascer em uma família, tão simples e tão humana quanto qualquer outra daquele tempo, mas que teve o papel fundamental de receber, amar e educar Cristo!

Apesar de toda a sua importância, a instituição familiar sofre  hoje uma impressionante desvalorização. Num mundo em que o consumismo e o prazer são considerados, por muita gente, mais importantes do os valores cristãos, em que os princípios morais soam inadequados, em que o hoje é mais relevante do que a vida eterna, é um grande desafio defender a família e viver seu caráter sagrado. Se você é pai ou mãe, sabe como é difícil ser vigilante, coerente e fiel ao propósito de Deus atualmente!

Somos chamados a, através da formação de nossos filhos, sermos exemplos de amor e fraternidade. Recebemos do Pai a missão de criar cidadãos conscientes, solidários e éticos, conforme os ensinamentos do Evangelho. Devemos ser aqueles que, como disse Jesus, erguem sua casa sobre a rocha, para que ela não caia durante a tempestade. 

Aproveitando a data, eu gostaria de deixar aqui uma oração para que cada um possa fazer em seu lar, junto com seus familiares. Esta prece foi proposta em 2006 pelo então papa Bento XVI, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias:

Ó, Deus, que na Sagrada Família nos deixastes um modelo perfeito de vida familiar vivida na fé e na obediência de Vossa vontade, ajudai-nos a ser exemplo de fé e amor aos Vossos mandamentos. Socorrei-nos na nossa missão de transmitir a fé aos nossos filhos. Abri seu coração para que cresça neles a semente da fé que receberam no batismo. Fortalecei a fé dos nossos jovens, para que cresçam no conhecimento de Jesus. Aumentai o amor e a fidelidade em todos os casais, especialmente naqueles que passam por momentos de sofrimento ou dificuldade. Unidos com José e Maria, pedimo-Vos por Jesus Cristo vosso Filho, nosso Senhor. Amém.

0 Comments