L O A D I N G

Dia do sacerdote e de São João Maria Vianney

Hoje celebramos a missão dos sacerdotes, justo na data de seu santo padroeiro, São João Maria Vianney. O exemplo de vida e de ministério deste santo inspiram padres ao redor de todo o mundo até hoje, por sua dedicação na condução do seu rebanho.

João Maria Batista Vianney nasceu em 1786, na França. Desde cedo demonstrou seu espírito de piedade e seu gosto pela oração. Bem jovem, expressou a vontade de tornar-se padre, e, apesar da oposição do pai, entrou para o seminário aos vinte anos. Ali também enfrentou muitas dificuldades, pois, em função da sua baixa escolaridade, tinha problemas para acompanhar as aulas de filosofia e teologia. Apesar dos obstáculos, tornou-se um dos maiores confessores de toda a história da Igreja Católica.

Na cidade francesa de Ars, onde tornou-se vigário, São João Maria Vianney promoveu uma grande mudança. A região era conhecida pela vida pecaminosa e violenta de seus 230 habitantes. Aos poucos, inspirados pela espiritualidade e os sábios conselhos do religioso, os moradores deixaram de lado as brigas e as bebedeiras e os bancos da igreja viviam cada vez mais cheios. As filas para confissão eram enormes e pessoas de outras cidades e até de outros países começaram a acorrer ali para ouvir as palavras do padre santo. 

Assim como Vianney, todos os padres são chamados por Deus para seguir Cristo e ajudar a cuidar de Seu rebanho. Pelo sacramento da Ordem, eles participam da pessoa de Cristo e agem em nome d’Ele para santificar e conduzir a Igreja. Na humildade do serviço, os sacerdotes levam o Evangelho e a conversão a todos os homens, assumindo o papel de zelar e orientar a comunidade na fé, unir e alimentar os fiéis através da Eucaristia.

Que São João Maria Vianney interceda por todos os sacerdotes, para que mantenham-se firmes em sua missão!

0 Comments