São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Jesus. Ele era primo de Jesus – era filho de Cléofas, irmão de São José, e da irmã de Nossa Senhora. Era também irmão de outros dois discípulos de Cristo: São Tiago, chamado “O Menor”, e São Simão.
O nome Judas significa “Deus seja louvado”. Na época de Jesus, esse era um nome comum entre os judeus, tanto que dois de seus apóstolos tinham essa mesma alcunha. Por muitos séculos, os textos sagrados não apontavam uma diferenciação linguística entre Judas Iscariotes e Judas Tadeu. Por isso, antigamente os cristãos não rezavam para Judas Tadeu com medo de estarem rezando para o discípulo traidor.
Não se sabe exatamente quando São Judas Tadeu foi associado às causas impossíveis, mas, ao longo do tempo, a força de sua intercessão foi sendo consolidada e hoje é inquestionável. Se você enfrenta um problema, vale rezar essa tradicional oração ao santo:
São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi a causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono nos casos desesperados, nos negócios sem remédios.
Rogai por mim que sou um miserável. Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilégio que vos foi concedido, de trazer viável e imediato auxílio, onde o socorro desapareceu quase por completo.
Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e auxílios do Céu em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça de (aqui se faz o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda eternidade.
Eu vos prometo, ó Bendito Judas Tadeu, lembrar-me deste grande favor e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono, e fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco. Amém.