Santuário de Fátima envia imagem peregrina para a Ucrânia

Santuário de Fátima, de Portugal, envia imagem peregrina à Ucrânia como “mensageira da paz”.

Acolhendo o pedido do arcebispo metropolita grego-católico de Lviv, Ihor Vozniak, a imagem n.º 13 da Virgem Peregrina foi enviada de Portugal para a Ucrânia.

A celebração foi presidida pelo padre Joaquim Ganhão, diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, que frisou aos peregrinos presentes na Capelinha das Aparições: “À guerra não se responde com a guerra, ao mal não se responde com o mal, ao ódio não se responde com ódio”.

Em seguida, o capelão continuou: “É preciso abrir as portas, e reconhecer que o outro não é nosso inimigo, não é nosso rival, é nosso irmão, com quem temos de construir a história, construir a paz, e é um trabalho exigente”.

Por fim, antes da oração de envio, falou diretamente sobre a guerra: “Estamos a braços com uma guerra que nos implica a todos, e aqui neste lugar da Cova da Iria, confiemo-nos à Mãe de Misericórdia e Rainha da Paz, rezemos pelos irmãos que mais sofrem, rezemos pelo fim da guerra na Ucrânia e em todos os lugares, rezemos por tantas vítimas inocentes”.

A programação é que a imagem permaneça na Ucrânia por um período de um mês. As imagens da Virgem Peregrina, desde 1947, percorrem o mundo levando consigo uma mensagem de paz e amor. Há inúmeros relatos a respeito de frutos pastorais gerados a partir do encontro com a Imagem.

Do mesmo modo, a Igreja confia que esta viagem também não será em vão. Há grande esperança de que a Imagem Peregrina promova uma grande transformação no território ucraniano.

0 Comments