Sábado Santo: esperamos a luz de Cristo!

Neste sábado, estamos todos junto à sepultura de Jesus, em alegre espera pelo grande momento de Sua Ressurreição. Assim como na época das primeiras comunidades cristãs, nos dedicamos à oração, aguardando o ápice da Semana Santa. Aguardamos, ansiosos, o Seu retorno, nos trazendo a Luz de uma nova vida.

Na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera. A Vigília Pascal que vivemos hoje, que antecede o dia da Páscoa, é longa e repleta de significado. O Sábado Santo é celebrado à noite, inicialmente com as luzes da Igreja apagadas. O Círio Pascal é aceso no fogo novo, nos lembrando que Jesus é nossa Luz, o princípio e fim de tudo. Aos poucos, a luz de Jesus vai clareando a igreja e também nossos corações. A fé em Cristo ilumina nossa vida, dando novo significado ao caminho que percorremos.

Nas leituras dessa celebração, acompanhamos a história da Salvação, desde a criação do mundo até a Ressurreição de Jesus. Os sinos ressoam, anunciando a vitória de Cristo sobre a morte. O Glória e o Aleluia voltam a ecoar nas igrejas!

É também no Sábado Santo que os padres abençoam a água que será usada, ao longo do ano, nas celebrações de batismo – a água que apaga de nós o pecado original e nos faz irmãos em  Cristo. Nesse momento em que estamos prestes a renascer com Jesus, fazemos a renovação dos votos batismais.