Início do Tempo Comum

Findo o Tempo do Natal, estamos iniciando o Tempo Comum, a terceira etapa deste Ano Litúrgico. Neste período, celebramos a globalidade dos Mistérios de Cristo, admirando a caminhada missionária de Jesus e seus ensinamentos. É um tempo em que percebemos que os sinais de Deus são visíveis até mesmo nos simples acontecimentos.

O Tempo Comum compreende até 34 semanas do ano, divididos em duas partes. A primeira vai do Tempo do Natal até a Quaresma. Após a Epifania de Jesus, observamos nas leituras as primeiras pregações do Messias. É um momento de expectativa, em que prenunciamos a grande mudança que está por vir: a Ressurreição de Cristo.

A segunda parte do Tempo Comum ocorre entre os tempos da Páscoa e do Advento. Este período é dedicado a relembrar tudo o que Jesus fez por nós. Somos convidados a colocar em prática o Reino de Deus e ser sinal de Cristo no mundo.

Durante este tempo, marcado pela esperança, os paramentos litúrgicos e as vestes sacerdotais são de cor verde, refletindo o que vai no coração dos cristão.