Dica para mães estressadas

Ser mãe é uma benção mas, em geral, é uma tarefa bastante cansativa. Ser mãe nessa quarentena tem sido extremamente estafante para quase todas nós. Cuidar da casa, ajudar os filhos a acompanhar aulas on-line, fazer a comida e ainda conseguir trabalhar com maestria e 100% de êxito é coisa quase impossível! Há sempre algo que fica por fazer ou que fica mal-feito. Esse corre-corre e a frustração de não dar conta de tudo pode acabar levando ao esgotamento.

Se você está se sentindo sobrecarregada e tem andado irritada, soltando farpas e distribuindo broncas por aí, sabe exatamente do que eu estou falando! Ser mãe-trabalhadora em isolamento social é um tremendo desafio. Por isso, trago hoje uma dica de ouro, que percebi na prática nesses últimos meses: guarde um tempo para você!

Isso pode soar absurdo, já que a única coisa que está faltando na sua vida agora é tempo! Mas é exatamente isso que precisa fazer. Se você não parar para respirar, rezar um pouco, não vai aguentar o tranco. Reserve alguns minutinhos do seu dia – de dez a vinte minutos já são suficientes – para silenciar, olhar para dentro e conversar com Deus.

Que tal começar com a leitura do dia? Há muitos sites e aplicativos que indicam qual a passagem bíblica da data. Detenha-se um pouquinho na Palavra. Perceba a mensagem que está ali e como ela cai no seu coração. Tente ouvir o que Deus tem para lhe dizer.

Medite um pouco sobre como você pode aplicar aqueles ensinamentos no seu dia a dia. Será que tem algo que você possa usar na relação com seus filhos ou com o seu marido? Alguma mudança que você possa promover no seu trabalho? Ou na maneira como você se relaciona (mesmo que à distância) com as outras pessoas? Perceba como você se sente. Pense no que gostaria de oferecer ao Senhor.

Se os filhos forem bem pequenos, tente acordar um pouquinho mais cedo para rezar ou faça seu momento de oração depois que eles forem para a cama. Se forem um pouco maiores, pode sugerir que eles também façam suas preces, cada um do seu jeitinho (com palavras, com desenhos ou até com o silêncio).

Tenho certeza de que essa pausa fará toda a diferença na sua vida!