Cinco anos da entronização das imagens de Jacinta e Francisco Marto na Capela das Aparições do Brasil

Completam-se hoje cinco anos da entronização, na Capela das Aparições do Brasil, as imagens de Francisco e Jacinta Marto, antes ainda de serem canonizados. A entronização foi resultado da autorização do culto local aos dois pastorinhos e as celebrações em suas memórias.

A permissão foi concedida pela Congregação para as Causas dos Santos, órgão do Vaticano responsável pelos processos de canonização, pois a Capela erguida no Rio de Janeiro não é uma mera réplica da original portuguesa, mas também segue fielmente sua espiritualidade e a missão de difundir a mensagem de Nossa Senhora de Fátima. A reitoria do Santuário do Rio também recebeu a liturgia da missa própria ao culto dos beatos em português, com as leituras e orações específicas.

Foram então confeccionados dois quadros com as fotos dos dois irmãos pastorinhos, para que os fiéis brasileiros pudessem prestar sua devoção. No dia 28 de julho de 2015, o núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, abençoou as imagens, leu o decreto do Vaticano que oficializou o culto aos irmãos pastorinhos e entronizou o quadros.

São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, rogai por nós!