No dia dos avós, rezemos a Santa Ana e São Joaquim

Hoje comemoramos o dia dos avós, mas muita gente não sabe que a data não foi escolhida por acaso. É em 26 de julho que a Igreja celebra a memória de Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus e, desde 1913, padroeiros dos avós. Com seu exemplo de fé e força familiar, foram fundamentais na formação do Salvador e servem de inspiração para todas as famílias até hoje.

Ana e Joaquim tornaram-se pais em idade já avançada. Apesar do tempo, acreditavam que Deus lhes concederia um filho. Acabaram ganhando uma graça infinitamente maior: tornaram-se pais da Mãe de Deus! Foram especialmente escolhidos pelo Senhor, que conhecia bem a sua fé e sabia que estavam dispostos a criar a pequena Maria segundo as leis divinas. Sem saber, ajudaram a prepará-La para a grande missão de receber em Seu ventre o Messias.

Assim como Ana e Joaquim, os avós são importantíssimos para a união familiar em torno do valor preponderante da fé cristã. Eles são fonte de carinho e conduzem o laço entre as diferentes gerações, transformando os lares em verdadeiras igrejas domésticas.

Oração a Santa Ana e São Joaquim:

Ó Santa Ana e São Joaquim, que fostes escolhidos por Deus para serem os avós do Meu Senhor, eu vos rogo que intercedeis ao Nosso Senhor Jesus Cristo por meus avós já falecidos (fale os nomes dos avós falecidos), para que eles alcancem a Graça eterna e a felicidade de estar no Reino de Deus, na presença do Cristo Ressuscitado. Amém!
Santa Ana e São Joaquim, rogai por nós!