É do Brasil a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima

Ao contrário do que muitos imaginam, a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima não foi construída em Portugal, mas no Brasil! Foi no Recife, capital do estado de Pernambuco, que começou o culto à Virgem de Fátima em nosso país.

Em 1917, ano das aparições na Cova da Iria, religiosos da Companhia de Jesus que chegaram em missão ao Nordeste inauguraram na cidade pernambucana o Colégio Nóbrega. O nome era uma homenagem a Manuel da Nóbrega, sacerdote português que promoveu importantes ações evangelizadoras na América. A escola foi dedicada a Nossa Senhora de Fátima, fazendo dos pernambucanos os primeiros no mundo a cultuar a Virgem de Fátima, já que o culto público de fiéis só foi autorizado oficialmente pela Igreja em 1930.

Em 1933, foi lançada, ao lado do colégio, a pedra fundamental da igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima. A obra foi possível graças à ajuda da colônia portuguesa local. Projetado pelo arquiteto francês Georges Mounier, em estilo semigótico, o templo foi inaugurado em 8 de dezembro de 1935, dia da festa da Imaculada Conceição.

No altar, há uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, com os Pastorinhos ajoelhados, confeccionada na própria cidade. Nos pés da Virgem, vemos um par de sandálias, iguais às que tinha a imagem do Santuário português de Nossa Senhora de Fátima antes de ser modificada em 1951.

Na igreja recifense, estão os restos mortais do padre jesuíta José Aparício, confessor da irmã Lúcia, que, mesmo após sua mudança para Recife, continuou a orientar a vidente por cartas. Em 2010, o templo foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Pernambuco (Fundarpe) e elevado a Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima em 13 de maio de 2012.

Em Portugal, a primeira igreja dedicada à Virgem de Fátima só foi erguida em 1953, após o reconhecimento oficial por parte da Igreja sobre as aparições.

Quer saber mais sobre a história de Nossa Senhora de Fátima e seu mistério? Está tudo no livro Fátima, que eu e Kenya lançamos em parceria com a Globo Livros. A obra está disponível na internet e em livrarias físicas de todo o país.