A aparição da Santíssima Trindade e o pedido de consagração da Rússia

Foram muitas as aparições que Irmã Lúcia teve quando vivia em Pontevedra, no convento das Irmãs Doroteias. Em 13 de julho de 1929, exatamente doze anos depois de Nossa Senhora pedir, na Cova da Iria, a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração, que, de acordo com o relato de Lúcia, a religiosa viu a capela onde rezava iluminar-se de forma sobrenatural.

Sobre o altar, ela viu uma cruz de luz que chegava até o teto. No alto, onde estava mais claro, havia o busto de um homem em cujo peito via-se uma pomba também feita de luz. Pregado na cruz, estava o corpo de outro homem. Um pouco abaixo da cintura estavam, suspensos no ar, um cálice e uma imensa hóstia, da qual caíam algumas gotas de sangue que corriam pela face do Crucificado e sobre uma ferida em seu peito até caírem no cálice.

Nossa Senhora de Fátima estava do lado direito da cruz, com Seu Imaculado Coração na mão esquerda. Mas, diferente das outras vezes, o Coração não tinha espada nem rosas, mas espinhos e chamas. Do lado esquerdo da cruz, em grandes letras, liam-se as palavras “graça” e “misericórdia”. Lúcia entendeu que via ali o mistério da Santíssima Trindade.

Nossa Senhora então disse a Lúcia: “É chegado o momento em que Deus pede para o Santo Padre fazer, em união com todos os bispos do mundo, a consagração da Rússia ao Meu Imaculado Coração, prometendo salvá-la por este meio. São tantas as almas que a Justiça de Deus condena por pecados contra Mim cometidos que venho pedir reparação:

sacrifica-te por esta intenção e ora”.

Ciente da responsabilidade que lhe foi confiada, Lúcia transmitiu a mensagem às autoridades eclesiásticas por meio de diversas cartas. Apesar de todo o esforço empreendido pela pastorinha e pela própria Igreja, a consagração só foi efetivada em março de 1984. Mas isso é história para outro texto!

Se você quer saber mais sobre Nossa Senhora de Fátima e sua mensagem, leia o livro que eu e Kenya, minha esposa, publicamos em parceria com a Globo Livros. Fátima está em livrarias de todo o país e pode ser encontrado também na internet