Hoje é dia de Corpus Christi

Celebramos hoje a Solenidade de Corpus Christi, recordando como Cristo se revela a nós através da Eucaristia. A Comunhão Eucarística é o centro da nossa fé, pois renova o sacrifício de Cristo na cruz para nos salvar do pecado. Celebrar a Eucaristia é, portanto, festejar um Amor sem medida. Essa solenidade é celebrada sempre na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, depois da festa da Santíssima Trindade.

História

Era 1209 quando a freira belga Juliana de Cornillon, então com 17 anos, teve visões nas quais Jesus pedia a inclusão da Festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Quase 20 anos depois, ela confidenciou essas revelações ao arcediago da localidade de Liège, que viria a se tornar o Papa Urbano IV.

A “Fête Dieu” foi celebrada, pela primeira vez, na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com procissão eucarística somente dentro da igreja. Posteriormente, a festa foi estendida à diocese e, em 1247, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas da cidade. Depois, tornou-se festa nacional na Bélgica. Em 1264, seis anos após a morte de irmã Juliana, a festa mundial de Corpus Christi foi foi instituída pelo Papa Urbano IV.

Como uma reação à Reforma Luterana, que negava a a presença real de Cristo na Eucaristia, o Concílio de Trento (1545-1563) fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, determinando obrigatória a realização de procissões eucarísticas pelas ruas.

Ornamentação

Como herança da colonização portuguesa, no Brasil há a tradição de decorar as ruas para a Procissão de Corpus Christi. Comumente são confeccionados longos tapetes, às vezes com quilômetros de comprimento, feitos de serragem colorida, sal, areia, pó de café, farinha, flores, entre outros.