Sua casa pode ser uma Igreja Doméstica durante a quarentena

A pandemia de Covid-19 empurrou milhões de pessoas para o isolamento social e levou as igrejas a suspenderem os cultos presenciais. Mas, mais do que em qualquer outro tempo, a oração é fundamental. Sem poder ir aos templos, precisamos transformar nossas casas em igrejas domésticas. Para te ajudar, trazemos algumas dicas.

Prepare o ambiente
Escolha um canto da sua casa para servir como local de oração. Reúna aí as imagens santas, decore com flores, separe almofadas ou assentos confortáveis. É preciso que o ambiente seja tranquilo e acolhedor, para facilitar a contemplação e a meditação. Uma música suave pode ajudar a criar o clima ideal de recolhimento.

Reze em família
O Catecismo da Igreja Católica (1657) ressalta que é na família “que se exerce, de modo privilegiado, o sacerdócio batismal do pai de família, da mãe, dos filhos, de todos os membros”. E continua: “É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida”( 1657).
Portanto, a oração familiar é um caminho importantíssimo a ser adotado nesse período de isolamento social. Escolham um horário em comum, em que pais não estejam trabalhando nem filhos tenham que estudar, leiam e meditem juntos a Palavra de Deus.

Acompanhe missas e celebrações pela internet ou televisão.
Enquanto não podemos acompanhar presencialmente as celebrações eucarísticas e receber o corpo e o sangue de Cristo, podemos acompanhar as missas e demais celebrações através da internet e da TV. É uma forma de nos unirmos à Igreja e aos irmãos através da fé e do acolhimento da Palavra. Aqui no site da Tarde com Maria você pode acompanhar diariamente as missas e também as orações do terço.