O poder da oração em tempos de pandemia

Vivemos hoje tempos de medo e incertezas. A pandemia do coronavírus já fez mais 180 mil vítimas em todo o mundo, com mais de 7 mil mortos. Os números de confirmações da doença crescem de forma escalonada todos os dias. A situação ainda vai perdurar por algum tempo, dizem os especialistas. Mas não podemos deixar que ela mate a nossa fé.

O medo, reação do corpo humano para nos deixar alertas diante de uma situação de perigo, pode ser, paradoxalmente, uma armadilha que nos imobiliza e nos afasta de Deus. Quando é grande o nosso desespero, é exatamente nesses momentos em que precisamos estar mais próximos do Pai, deixando que a Sua paz prevaleça entre nós, alimentando nossa esperança.

Tão importante quanto ouvir a seguir as orientações das autoridades e dos médicos é ouvir a palavra de Deus e sentir a Sua presença. É nas mãos d’Ele que devemos depositar nossas vidas e daqueles que amamos, confiando em sua Divina Providência e infinita misericórdia. O amor de Deus é o que pode nos salvar do pânico e nos fazer entender o melhor caminho a seguir, mesmo quando não vemos saída. A oração pode nos trazer a paz que hoje nos falta.

Este é o momento para rezarmos muito: por nós mesmos, pelos nossos familiares e amigos e também por toda a humanidade, especialmente aqueles mais necessitados, pelos desamparados e pelos marginalizados, que certamente vão sofrer com mais intensidade os efeitos da pandemia. Toda oração é importante. Por isso, reze sozinho, em família ou grupos de oração pela internet.

A oração foi um importante recurso daqueles ameaçados ou vitimados por outras grandes pandemias, como a gripe espanhola, no início do século XX, e a peste negra, no século XIV. Os fiéis rezavam de forma fervorosa e incessante, buscando a graça de livrarem-se daquilo que não tinha cura. As orações mantiveram de pé muitas comunidades, sustentadas pela esperança da fé. Fizeram muitos lares resistirem ao desamor e ao medo.

Agora, novamente, é da oração que devemos nos alimentar. Do amor de Deus, que transborda e nos preenche, da esperança que nasce da fé. Do carinho supremo de Nossa Senhora, que nos acolhe e por nós intercede.

Oração à Virgem Maria

Que tal rezar uma antiga oração, à qual costumavam recorrer os fiéis em casos de pestes e epidemias até o século XIX?

Arca Santa e Imaculada,

tão Pura e Cheia de Graça,

sede a nossa Salvação,

neste perigo de desgraças.

Eis a Mãe de Deus Humanado,

que por nós expirou na Cruz.

Que pedireis, ó Senhora,

que Vos negue o Bom Jesus?

Advogada Celeste,

desta pobre humanidade,

Perdão, Senhora,

alcançai-nos, da Divina Majestade.

Dissipai a cruel peste,

Poderosa Intercessora,

como a cabeça esmagastes,

da serpente enganadora.

A natureza, Senhora,

ao Vosso Filho obedece

e o Vosso Filho que a rege,

não resiste à Vossa prece.

Amém!

Missas e terços online

Para todos os brasileiros, mas especialmente para aqueles que estão em isolamento, em vários pontos do país, a Tarde Com Maria está transmitindo suas atividades pela internet 24 horas por dia. Diversas missas diárias e orações do terço contam com transmissão ao vivo pelo link http://bit.ly/AnimaTV. Confira os horários:

Missas

De segunda a sábado

10h e 18h – Site da Tarde com Maria e pela Página do Facebook

Domingos

8h – TV Brasil (Guia de Canais)/ Site da Tarde com Maria

10h e 18h – Site da Tarde com Maria e pela Página do Facebook

Terços

De segunda a Sábado

9h – Pelo site da Tarde com Maria

19h – Pelo Instagram e Facebook

Domingos

9h – Site da Tarde com Maria e pela Página do Facebook

17h – Site da Tarde com Maria

Ofício da Imaculada Conceição

Segunda a Sexta

12h – Pelo Página do Facebook e Instagram