Você foi escolhido?

Não é diploma universitário, pós-graduação nem mestrado que nos fazem sermos escolhidos por Deus ou por Nossa Senhora. Também não é idade ou maturidade. Os pequenos pastorinhos de Fátima, que tiveram a graça de presenciar as aparições da Virgem e do Anjo em Portugal, eram ainda crianças e praticamente analfabetos quando por Ela foram visitados. A Mãe Santíssima escolheu os três pequenos para serem seus mensageiros entre os homens, apesar de sua origem simplória, da pouca instrução e da tenra idade.

A simplicidade deles era tanta que, por vezes, mal conseguiam compreender inteiramente o ocorrido. Após a segunda aparição do Anjo, ouvindo de Lúcia o que este tinha dito, Francisco mostrou-se confuso:

“– Dormiste esta noite? Eu pensei sempre no Anjo e no que seria que Ele disse.
Contei-lhe, então, tudo o que o Anjo tinha dito na primeira e segunda aparição. Mas ele parecia não ter recebido a compreensão do que as palavras significavam e perguntava:
– Quem é o Altíssimo? Que quer dizer: os Corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas? Etc.”

Uma outra passagem mostra bem a singeleza dos três pequenos. Certa vez, chegava o dia de Corpus Christi quando Lúcia teve a autorização de sua irmã, que ajudava na organização da festa, para que Jacinta também fosse com ela jogar pétalas sobre o caminho por onde passaria o ostensório levando o corpo de Cristo. Mas, chegado o momento, por mais sinais que Lúcia fizesse do altar, Jacinta não se mexia e não jogou uma pétala sequer. Quando a celebração terminou, Lúcia perguntou por que a prima não havia feito o combinado e Jacinta lhe disse que não havia visto Jesus. Lúcia então lhe explicou que Ele estava “escondido” na hóstia consagrada.

Assim como Lúcia, Jacinta e Francisco, em toda a sua humildade, foram escolhidos por Nossa Senhora para serem seus mensageiros, nós também somos chamados a transmitir Sua mensagem. Com nossas qualidades e nossos defeitos, nossas falhas e nossas virtudes, com ou sem dinheiro, com muita ou nenhuma instrução, todos somos escolhidos pela Mãe de Deus. E você, está pronto para atender esse convite?