Como descobrir minha missão na vida?

Há aqueles que sempre sonharam em ser médicos, engenheiros, padres, professores. Mas para a grande maioria, no entanto, a descoberta da missão de vida é difícil e dolorosa. Tem gente até que sofre por não conseguir perceber qual a sua missão.

1. Ouça a voz de Deus

Em primeiro lugar, esteja aberto a ouvir o que Deus tem a dizer a você. Papa Francisco disse, certa vez, que “o chamado do Senhor não possui a evidência própria de uma das muitas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária” e que “Deus vem de forma silenciosa e discreta, sem Se impor à nossa liberdade. Assim pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração”. Por isso, é preciso muita oração e silêncio interior para perceber aquilo que o Pai quer nos transmitir. Preste atenção aos pequenos detalhes do dia a dia, através dos quais podemos perceber os desígnios de Deus, sem reservas ou preconceitos.

2. Seus talentos são importantes pistas

Deus nos faz com qualidades e talentos que, frequentemente, não observamos ou não percebemos. São dons que Ele nos deu e, utilizando-os sabiamente, podemos contribuir para a construção do Reino do Pai. Talvez seu talento seja relacionado à matemática, às ciências biológicas ou às letras. Mas pode ser algo bem mais simples, como cozinhar, costurar, manter coisas organizadas, falar bem, cuidar dos outros… Todos os dons são importantes e podem ser direcionados ao serviço ao próximo e à construção de uma sociedade melhor.

3. Perceba o que te faz feliz

Se você não consegue perceber claramente algum talento, pense no que deixa você feliz. Será que é participar da vida na paróquia? Será que é dedicar-se aos estudos? Será que o que você ama é ajudar os outros? Normalmente, quando desempenhamos de forma plena nossa missão, somos invadidos por uma maravilhosa sensação de paz e plenitude.

4. Missão nem sempre tem a ver com emprego

Lembre-se: nem sempre precisamos trabalhar em nossa missão. Mas podemos fazer com que ela esteja presente em nosso dia a dia, inclusive no trabalho! Se sua missão é ajudar o próximo, por exemplo, você pode fazer isso até nos pequenos gestos, auxiliando colegas da empresa, assistindo parentes adoentados ou fazendo algum serviço voluntário. O importante, é colocar seus dons à disposição de Deus!

E você, já descobriu sua missão?