5 curiosidades sobre Satanás

Para você que é católico a figura de Satanás não é novidade. Aqui mesmo falamos sempre sobre o diabo e as tentações a que ele nos submete. Mas é comum as pessoas terem dúvidas sobre a natureza dele e quais os seus reais poderes. Por isso, hoje explicamos cinco fatos sobre Satanás:

1. Qual a origem de Satanás? Como ele surgiu?
O Catecismo da Igreja Católica explica que “ele foi primeiro um anjo bom, criado por Deus” (CIC 391). Seu nome original é Lúcifer, ou seja “portador da luz ou “estrela da manhã”. Nos livros bíblicos de Isaías e Ezequiel, podemos entender um pouco mais sobre sua transformação. Nesses textos, vemos que Satanás era um anjo de alta hierarquia, um modelo de perfeição e sabedoria. Era ele quem deveria comandar a glorificação de Deus. No entanto, o orgulho se apoderou dele, infiltrando a perversidade em sua essência. Ele queria ser superior aos outros anjos e se igualar a Deus ou, até mesmo, tomar Seu lugar. Ele também convenceu outros anjos a se rebelarem contra o Senhor. Por sua soberba e maldade, Satanás foi expulso dos céus.

2. Satanás é o único demônio ou existem outros?
Satanás é uma espécie de “comandante” de um exército de anjos rebeldes, que conhecemos como demônios. Eles atuam como soldados de Satanás, ampliando sua atuação e alcance.

3. Ele é visível ou invisível? Como é sua aparência?
Como anjos, Satanás e os demônios não possuem corpo físico, são espíritos. No entanto, podem assumir a aparência de seres humanos e outras criaturas a fim de nos enganar. A fisionomia de Satanás descrita na Bíblia e também reproduzida em livros e filmes é uma mera representação, para que as pessoas compreendam mais facilmente o tamanho da sua maldade.

4. O poder de Satanás é infinito?
Satanás e os demônios têm várias formas de agir. Podem, por exemplo, induzir comportamentos, imitar vozes e grafia de pessoas que morreram, infiltrar maus pensamentos em nossas mentes e más intenções em nossas almas, provocar doenças, curar enfermidades para causar confusão ou engano, possuir o corpo de uma pessoa e até matar. Mas isso tudo é feito de forma oculta, para que as pessoas não percebam que, nessas situações, é Satanás que está atuando. Apesar de toda essa influência, seu poder não é infinito. O próprio Catecismo diz que “Satanás é uma simples criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas, de qualquer modo, criatura: impotente para impedir a edificação do Reino de Deus” (CIC 395).

5. Ele pode mover objetos físicos?
Como anjos, os demônios não têm grande poder em relação à matéria física. Até podem, às vezes, movimentar objetos, mas é mais fácil eles realizarem truques de ilusionismo, nos fazendo imaginar que as coisas estão se movendo.