O que significa “Evangelho”?

A palavra “evangelho” deriva do termo grego “euangelion” e significa literalmente “boas-novas” ou “boas-notícias”. Muita gente associa a palavra apenas aos livros escritos pelos apóstolos Marcos, Mateus, Lucas e João. Mas ela vai bem além disso. Como percebemos através da própria leitura da Bíblia, no Novo Testamento o termo ganha um sentido mais profundo e muito especial: o evangelho pode ser entendido como a história de um Rei que deu a vida para nos salvar.
Antigamente, ainda na época de Cristo, eram conhecidos como evangelhos textos escritos pelos escribas contando as vitórias conquistadas pelos reis em guerras e combates, a base de sangue, triunfos construídos sobre destruição e morte. Mas Jesus vem nos apresentar um Reino de vida, misericórdia e amor, que é o que nos mostram os quatro evangelhos canônicos. Esta boa notícia se dá através de Seu exemplo de Cruz e Ressurreição.

Em Mateus (11, 2-5), vemos que o próprio Jesus se referia ao Evangelho como essa vida nova que ele anunciava: “Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: ‘Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?’. Respondeu-lhes Jesus: ‘Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres…’”.

Certo da força salvadora da mensagem e do exemplo de Cristo, Paulo disse na carta aos Romanos: “Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ” (Rm 1, 16).

Evangelização
Da palavra “euangelion” também derivou o verbo “evangelizar”, que nada mais é do que compartilhar a boa notícia. Afinal, quando sabemos de algo maravilhoso, não nos sentimos impelidos a contar aos outros? A história de Jesus e de como ele nos salvou, enchendo nossas vidas de luz verdadeira, é algo que pode e deve ser divulgada! Todos nós podemos ser evangelizadores, compartilhando e vivendo o exemplo de Cristo.