A rotina do papa Francisco

A agenda do papa Francisco, cuja missão é guiar o rebanho de cerca de 1,2 bilhões de católicos de todo o mundo, é minuciosamente organizada considerando suas principais responsabilidades. Orações, reuniões e discursos estão entre as atividades diárias do pontífice, cuja rotina começa por volta de 4h30 da manhã e se estende em geral até 22h.
É o próprio Santo Padre quem define sua agenda e, para dar conta de suas tarefas, ele conta com o auxílio de dois sacerdotes, que atuam como secretários pessoais. Seguindo os preceitos da Companhia de Jesus, José Mario Bergoglio trabalha como “operário da vinha do Senhor”, se dedicando integralmente à sua missão religiosa. Não costuma tirar férias e raramente reduz a velocidade ou intensidade de suas atividades. Mesmo no dia da semana tradicionalmente dedicado ao repouso dos papas, a terça-feira, Francisco aproveita para realizar encontros que ficaram pendentes.
Saiba como é a rotina do papa Francisco:

4h30
Seu dia começa entre 4h30 e 5h. Após vestir-se, ele permanece até duas horas em silêncio e oração, reza e medita as Escrituras do dia e reflete sobre a homilia que fará na missa da Capela de Santa Marta, que raramente é escrita.

7h
Nesse horário, celebra uma missa na Capela Santa Marta para os funcionários do Vaticano e alguns convidados. A celebração diária é transmitida pela TV e pela Rádio Vaticano – uma inovação do papa Francisco. Depois da missa, saúda cada um dos presentes. Ao final, o pontífice permanece na capela por mais 10 ou 15 minutos, rezando diante do sacrário.

8h a 12h
Parte da manhã, Francisco fica em seu escritório, estudando questões urgentes, elaborando discursos e lendo documentos. Ele também aproveita para ler cartas – ele examina pessoalmente cerca de 350 das 4 mil cartas que recebe a cada semana. Em muitos casos, responde de próprio punho ou dá indicações a seus auxiliares de como devem ser redigidas as respostas. Ainda antes do almoço, o pontífice realiza encontros particulares, reuniões e audiências privadas. Às quartas e aos domingos, às 10h30, o papa Francisco se dirige a milhares de fiéis na Praça São Pedro. Sempre que possível, circula pelo local no papamóvel para saudar os presentes.

13h
É o horário em que o papa Francisco costuma almoçar

14h a 15h
Neste período, o papa tira um cochilo de 40 minutos a uma hora, para recarregar as energias. Em entrevista ao jornal argentino La Voz del Pueblo, confidenciou: “Tiro os sapatos e me estiro na cama”. Antes de retomar as atividades, faz mais um momento de oração.

15h a 19h
À tarde, se dedica a mais uma sequência de reuniões e telefonemas.

19h
Antes do jantar, o papa Francisco se recolhe em mais um momento de prece, com adoração na Capela, oração do rosário ou celebração das Vésperas.

20h
Já se encaminhando para o final do dia, o pontífice faz sua refeição noturna.

22h
Francisco costuma se recolher às 21 horas. Lê um pouco e apaga a luz do quarto por volta das 22h. “Durmo seis horas por noite, como uma pedra”, disse em entrevista à rede italiana TV 2000.