Sagrada Família: exemplo para todos nós!

Hoje, a Igreja celebra, dentro da Oitava de Natal, a festa da Sagrada Família. Somos convidados a contemplar o exemplo de Jesus, Maria e José, que transformaram o medo e a insegurança em amor sem limites, convertendo-se em modelo para todas as famílias cristãs.

O projeto de Deus nos mostra claramente que a família é uma instituição sagrada, santuário da vida. Tanto que Cristo quis entrar em nossa história através da família. O mistério da encarnação se entrelaça com a importância da família, afinal Jesus nasceu e cresceu em um lar, convivendo com uma mãe e um pai humanos por 30 anos. Foi obediente e submisso a eles, dando a própria vida para salvá-los!

A Família de Nazaré é um exemplo a nos inspirar: pais e filho fazem a vontade de Deus e vivem para Ele. No dia a dia, Maria, Jesus e José conservaram o amor puro e a obediência aos planos de Deus, entregando-se com dedicação e fé. São João Paulo II, que ficou conhecido como o Papa das famílias, destacou, certa vez: “Para Maria e José esta opção de fé concretiza-se no serviço ao Filho de Deus que lhes foi confiado, mas exprime-se também no seu amor recíproco, rico de ternura espiritual e de fidelidade”.

Ao confiar Seu Filho querido a uma família, Deus transformou-a na expressão mais forte do amor que tem pela Humanidade. Esta verdade segue inabalada até os dias de hoje e, frente aos desafios contemporâneos, precisamos nos lembrar de que o Senhor deve sempre ser o centro da vida familiar!