6 dicas para deixar seu lar mais feliz

A família é sagrada, foi criada por Deus para ser santuário da vida, onde se fortalece o amor entre homem e mulher e onde os filhos vêm como frutos abençoados e sinal da Sua ternura. Por isso, ela é, por excelência, o melhor lugar para sermos felizes. O lar, diferentemente do que muita gente pensa, não é só o ambiente físico onde mora a família, mas também o ambiente emocional e espiritual que a envolve. Portanto, precisamos continuamente cuidar para que o lar seja sempre agradável!

No dia a dia, com as pequenas desavenças, a correria da rotina e as distrações do mundo moderno, esse equilíbrio do lar pode se perder. Com o passar dos anos, fui observando que pequenos cuidados podem fazer toda a diferença na manutenção da alegria dentro de casa, na união entre o casal e os filhos e no prazer de estarem todos juntos. Para te ajudar, hoje compartilho com você algumas dicas.

Rezem juntos
Deus deve ser o centro da família e, portanto, é fundamental que, pelo menos uma vez por dia, vocês todos rezem juntos. Não precisa ser uma oração longa ou complexa, basta que seja sincera e compartilhada. Aproveitem para fazer seus agradecimentos e expressar suas angústias, pedindo que o Pai os ajude. Isso fortalece os vínculos e a intimidade entre vocês, além de permitir que o Espírito Santo esteja sempre no seu lar.

Respire fundo e evite responder às provocações
Quando alguém der uma alfinetada, falar algo de forma mais ríspida ou der uma “patada”, conte até 10, inspire e expire lentamente e lembre-se de não revidar. Como diz o ditado, dois não brigam quando um não quer. Dê um tempo para que o outro se arrependa e a equilíbrio retome seu lugar.

Mantenham a casa arrumada
Quando o ambiente à nossa volta está agradável, essa harmonia se reflete no nosso espírito e tendemos a ficar mais calmos e pacientes. Se cada um se comprometer a cuidar das suas coisas, não será difícil manter tudo em ordem. Pequenos cuidados também podem ajudar, como enfeitar a casa com belos arranjos de flores, escolher uma toalha bonita para a mesa de vez em quando ou perfumar o espaço com um aroma suave.

Conversem – e não julguem
O diálogo é fundamental para sustentar qualquer família. A conversa promove o entendimento, evita mal-entendidos e permita que uns conheçam melhor os outros: quais os seus gostos, seus interesses, o que anda fazendo na escola ou no trabalho, o que pensam, o que sentem. Preste atenção ao que o outro diz, concentre-se na conversa, evitando fazer outras coisas ao mesmo tempo. Todos gostam de saber que estão ganhando atenção! E quando ouvir algo que o deixe desconfortável, não julgue ou condene. O melhor é tentar acolher e orientar. Caso contrário, vocês se afastarão uns dos outros.

Promova pequenas surpresas
Faça um jantar diferente, convide todos para uma pizza no meio da semana, tirem um final de semana para fazer um passeio especial. Sair da rotina não só anima, como deixa doces lembranças que vocês partilharão no futuro.

Lembrem-se de dizer “eu te amo”
Parece óbvio, mas muita gente esquece dos gestos de carinho. Dê um abraço sem motivo, beije sempre seus filhos e seu marido ou esposa antes de sair de casa, aproveite um cafuné quando estiverem sentados no sofá vendo um filme, diga “eu te amo”. Deus nos fez para o amor, não é?