Você sabe por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?

Não há nenhuma comprovação histórica de que o nascimento de Jesus tenha acontecido no dia 25 de dezembro. Por que, então, o Natal é comemorado nesta data? Os estudiosos acreditam que tenha sido em decorrência da tentativa da Igreja de se contrapor a uma antiga festa pagã, chamada Natalis (solis) incicti.

No século III, os cidadãos greco-romanos cultuavam o sol. Em 275 d.C., o Imperador Aureliano oficializou esse culto, transformando-o num símbolo da luta contra o Cristianismo. A festa do sol acontecia no solstício de inverno do hemisfério norte, comumente no dia 25 de dezembro, e representava a vitória do sol sobre a escuridão.

Dando um caráter mais santo para a celebração pagã, com base na temática bíblica, a Igreja Católica mostrou aos fiéis que o verdadeiro sol que nascia era Jesus Cristo, aquele responsável por vencer as trevas do pecado e nos mostrar a verdadeira Luz através de sua missão redentora.

No Natal, festejamos essa luz que nos faz enxergar a possibilidade de uma nova vida, plena de significado e amor. Nos alegramos porque Cristo está entre nós e se faz nosso irmão, não apenas hoje, mas todos os dias, para nos libertar. A celebração natalina é só o começo desse caminho rumo ao Reino de Deus.