Demos graças ao Senhor!

Hoje é Dia Mundial de Ação de Graças, costume que nasceu nos Estados Unidos em 1621, quando um grupo de pessoas organizou uma grande festa para celebrar uma colheita produtiva mesmo após um inverno bem rigoroso. A data foi oficializada pelos americanos em 1863 e, no Brasil, em 1949, através da lei n.º 781.

Embora a data seja mais celebrada na América do Norte, ela é uma boa oportunidade para dar glória a Deus e agradecer as benção recebidas todos os dias. Na Santa Missa, a liturgia nos lembra: “Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação, dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Pai santo, Senhor do céu e da terra, por Cristo, Senhor nosso” (Or. E. VI).

Temos tanto a agradecer a Deus: nossa vida, nossa saúde, a família, os amigos, o emprego, o alimento, nossos talentos, a natureza, as pequenas e as grandes conquistas… A cada dia recebemos tantas dádivas que, às vezes, nem somos capazes de perceber!

O agradecimento abre nosso coração para o que é bom e puro, para o que é alegre e santo. Quem agradece está mais disposto a ser generoso, solidário e fraterno. Deixa a alma em paz e alimenta a esperança. Embora possamos dar graças diariamente, vamos aproveitar o dia de hoje para fazê-lo de forma mais profunda, meditando como é grande o amor de Deus por nós!