Você sabia que hoje é o dia da Madrinha?

Hoje celebramos o Dia da Madrinha, figura que é tão importante na caminhada de fé de qualquer cristão! Mais do que simplesmente uma presença festiva na vida do batizando, a madrinha deve desempenhar um serviço de amor, ajudando a educar a criança na fé. Ao aceitar o convite, ela assume uma grande responsabilidade perante Deus!

As figuras da madrinha e do padrinho remontam ao século IV, época em que a Igreja tinha enfrentava as perseguições romanas e as heresias pagãs. Era a eles confiado o dever de instruir os catecúmenos na fé católica, evitando que os pequenos fossem corrompidos pelos erros tão comuns na sociedade da época.

Por isso, a madrinha, assim como o padrinho, é chamada à santidade, fazendo de sua própria vida um exemplo de como seguir os passos de Jesus. A ela não cabe somente comprar presentes e participar das festas de aniversário. A madrinha deve, sobretudo, participar ativamente da vida do afilhado, levá-lo à Missa e às atividades paroquiais, orientar e tirar dúvidas sobre a fé católica e rezar por seu afilhado e sua família.

Aproveitando a data, trazemos hoje uma oração a ser feita pelas madrinhas, para que, com a intercessão de Nossa Senhora de La Salette, tenham forças para cumprir sua missão!

Salve, ó Nossa Senhora de La Salette,

que, sabiamente, nos mostrou a necessidade de rezarmos por nossos afilhados.

Interceda por nós, madrinhas, junto ao teu Filho Jesus, e ensina-nos a entender nosso papel de instruir os afilhados na fé católica e a desempenhar, com fidelidade, a missão de acompanhá-los com presença e bons exemplos de testemunho cristão, caminhando ao seu lado e construindo uma vida com responsabilidade, alicerçadas nas palavras de Deus.

Mãe de humildade,

que possamos ser puras de coração como as crianças.

Mãe de obediência,

que sejamos sempre obedientes aos ensinamentos de vosso Filho Jesus.

Mãe da unidade,

que possamos ser exemplos para nossos afilhados.

Ó Bela Senhora, interceda por nosso serviço e nos inspire a sermos cada dia melhores.

Amém!