Cristo é Rei

A Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo fecha o Ano Litúrgico nos convidando a celebrar o mistério de Sua vida. Esta celebração, instituída pelo Papa Pio XI em 1925, nos enche de esperança, pois nos faz voltar os corações ao Salvador e sua promessa salvífica. Celebramos Cristo como pastor que guia Sua Igreja para o Reino Celeste enquanto nos ajuda a mudar o mundo em que vivemos.

“Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo” (Jo 18,37), disse Jesus. Mas Ele não é um Rei mundano, das armas, da mentira, do egoísmo e da morte. Cristo governa o Reino de Deus, que Ele nos apresentou e para o qual nos conduz – um reino de amor e de Vida.

Cristo é a luz e nos revela tudo o que precisamos saber: “Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz.” (Jo 18, 37). Ele nos liberta do pecado para vivermos em comunhão plena com Deus e nos dá o Espírito Santo a fim de que tenhamos todas as graças necessárias para obter a santidade.

Façamos, então, uma oração especial aquele que Se entregou por nós na cruz:

Ó Cristo Jesus, eu Vos reconheço como Rei do Universo, sois o autor de toda a criação.

Exercei sobre mim todos os vossos direitos.

Renovo as minhas promessas do batismo, renunciando a Satanás, suas pompas e suas obras; e de modo especial, comprometo-me a lançar mão de todos os meios ao meu alcance para fazer triunfar os direitos de Deus e de vossa Santa Igreja.

Ó Sagrado Coração de Jesus, eu Vos ofereço minhas pobres ações para que os homens reconheçam a vossa Realeza Sagrada e o Reino de vossa paz se estabeleça por todo o universo.

Amém.