Celebremos a memória da Apresentação de Nossa Senhora

Hoje, dia 21 de novembro, a Igreja celebra Nossa Senhora da Apresentação. Esta festa lembra que Maria, ainda pequena, foi levada por seus pais São Joaquim e Santa Ana ao Templo, onde foi consagrada a Deus. Esta celebração dá continuidade às festas da Imaculada Conceição e do nascimento de Maria, ressaltando a santidade que foi conferida à Maria desde sua concepção.

Esta celebração remonta ao século VI, em Jerusalém, quando foi construída uma igreja em homenagem a este mistério. A partir do século XVI, tornou-se uma festa da Igreja Católica do mundo inteiro.

Segundo nos lembra a Liturgia das Horas, no dia da Apresentação, “celebramos a dedicação de si própria que Maria fez a Deus, desde a sua tenra infância, sob a inspiração do Espírito Santo, que preencheu-a com sua graça…”.

A Igreja nos exorta sempre a venerar Nossa Senhora, que confiou e entregou-se com amor à missão de criar o Filho de Deus, unindo-se à obra de salvação de Cristo. Por isso, todos os mistérios da vida da Virgem devem ser festejados e contemplados, inspirando em nós também o desejo por colaborar na construção do Reino do Pai.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!