Lúcia: instrumento de Deus

Para cada um de nós, Deus tem um propósito. Ele designa uma missão a cada pessoa, para que possamos todos contribuir de alguma forma para o Reino de Deus. Lúcia soube bem cedo, através da Virgem Santíssima, qual seria a sua missão: “Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar” (Memórias da Irmã Lúcia, pág 176).

Ao longo de toda a sua vida, a pastorinha se dedicou a acolher a vontade do Pai. Foi testemunha viva da mensagem de Nossa Senhora de Fátima e se fez instrumento para a propagação do desejo divino de espalhar a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Mesmo sendo tímida, sem dinheiro e tendo uma vida de reclusão conventual, Lúcia realizou sua nobre missão, difundindo a devoção à Virgem e a necessidade de consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração.

Lúcia sabia que não cabia a ela, por exemplo, promover pessoalmente a consagração, mas tinha a função de transmitir aos homens os pedidos do céu. Através de cartas, escrevia a seus superiores a respeito da Mensagem e, em seguida, recolhia-se em seu silêncio, concentrando-se em suas orações e penitências.

Assim como Lúcia, nós também devemos ter serenidade para identificar qual o nosso propósito e ter humildade para aceitá-lo. Somos todos servos do Senhor e devemos fazer de nossas vidas ferramentas do amor de Deus.