Você tem medo da solidão?

O ser humano é um ser social por natureza e é normal queremos estar junto de outras pessoas. Mas, em certos casos, alguns indivíduos apresentam um pavor absoluto de ficarem sozinhos e tentam preencher todo tempo com atividades e programas que envolvam a companhia de amigos, parentes e até de gente desconhecida. A sensação de abandono e solidão as faz sentirem-se vulneráveis. Você também tem medo de ficar sozinho?

Antes de tudo, saiba que você nunca, jamais, em tempo algum estará totalmente sozinho. Deus, aquele que é onipresente e oniciente, está sempre ao seu lado! Ele te ouve e te acolhe, mesmo quando você não está suficientemente consciente para perceber isso. Mesmo aquele que está exilado tem sempre o Pai como companheiro.

Além disso, saiba que uma certa dose de solidão pode nos fazer muito bem. Em vez de fugir do silêncio e do isolamento, devemos explorar as coisas boas que esses momentos nos proporcionam.

Em primeiro lugar, é quando estamos sós que temos mais concentração e liberdade para nos entregarmos à oração. Através da prece, conseguimos ouvir a voz de Deus e conversar com Ele. Rezando, alcançamos um coração sereno e uma mente tranquila, que nos fazem falta em diversos momentos.

Sem o barulho e a interferência das outras pessoas, podemos ouvir nossos próprios pensamentos, nossas dúvidas, nossos desejos. Podemos refletir sobre aquilo que queremos e quais são nossos planos.

A solidão nos permite olhar para dentro, conhecer-nos melhor, descobrir aquilo de que gosta e o que não agrada, contemplar os próprios sentimentos.

E quem não curte um tempo sozinho para ler um bom livro, ver séries na televisão, praticar um hobbie ou, simplesmente, ficar deitado no sofá sem se preocupar com nada nem ninguém?

Por isso, pense duas vezes antes de reclamar que está sozinho!