Jacinta e o medo do inferno

O inferno habita o imaginário das pessoas e muitos de nós, católicos, nos esforçamos para imaginar como ele é. Mas aos pastorinhos foi dado ver, pelas mãos de Nossa Senhora, como efetivamente são as trevas. Na aparição de 13 de julho, a Virgem estendeu as mãos, e o reflexo que saía delas penetrava a terra, revelando uma imagem realmente impressionante.

Ali, Jacinta, Francisco e Lúcia viram um verdadeiro mar de fogo e, dentro dele, demônios com formas asquerosas e almas em brasa, ora transparentes ora negras, que flutuavam levadas pelas chamas. Havia muita fumaça, fagulhas e cinzas por todo lado. Aquele cenário de horror era completado por gemidos de dor e de desespero, que faziam as três crianças estremecerem de pavor.

“Vistes o Inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores”, disse Nossa Senhora após mostrar-lhes as profundezas. A visão impactou profundamente os pastorinhos, mas teve efeito sobretudo em Jacinta, que sofria pensando no destino guardado aos pecadores. “O inferno! o inferno! que pena eu tenho das almas que vão para o inferno! E as pessoas lá vivas a arder como a lenha no fogo!”, repetia a menina, como contou a prima em Memórias da Irmã Lúcia.

Jacinta mostrava-se tão consternada que só pensava em oferecer sacrifícios para salvar as almas dos pecadores, conforme pedido pela Virgem: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”. Francisco sugeriu que dessem seus lanches às ovelhas e, desta forma, os três passaram vários dias em jejum. Mas ainda era pouco para aplacar a preocupação da irmã.

Ela ficava atormentada ao pensar que aquele sofrimento seria eterno, que os pecadores padeceriam para sempre no inferno, com tantas dores e tanta angústia. Ansiava por fazer mais e mais sacrifícios, cada vez mais rigorosos, na tentativa de livrar as almas de tão tenebroso destino.

Esta é uma das histórias que eu e Kenya contamos em Fátima, parceria nossa com a Globo Livros. Se você ainda não tem o livro, ele está disponível em livrarias físicas de todo o país e também na internet. Venha conhecer mais sobre o mistério de Nossa Senhora de Fátima!