Por que a oração em família é tão importante?

A família que reza unida permanece unida. Eu poderia parar por aqui este texto, pois essa frase já resume o espírito da coisa. Mas dentro dessa ideia, podemos conversar mais um pouquinho sobre esse hábito que é tão saudável.

Todo mundo já ouviu como é importante pais e filhos aproveitarem algum momento do dia para conversarem, curtir o tempo que estão juntos para saber mais sobre as novidades de cada um, compartilhar as alegrias, os medos e as dúvidas. A conversa nos une, correto? Então imagine o que faz a oração, que é uma grande conversa entre nós, os filhos humanos, e Deus, nosso Pai Celeste! Agora imagine se essa conversa envolver toda a família!

É no amor de Deus que um casal se une em matrimônio. A partir desse sacramento, dá-se início a uma nova família, em que marido e mulher assumem a responsabilidade de receber e criar os filhos que o Senhor os conceder. Se toda a nossa vida familiar nos foi dada por Deus, é claro que a oração deve ser o centro da família! É ela que alimenta e fortalece a família na fé, que nos une nas dificuldades, que aumenta a nossa confiança uns nos outros. A prece familiar enche nossa casa de graças e de bençãos, porque, ao rezarmos juntos, estamos trazendo Deus para dentro do nosso lar.

Não importa se a oração vai ser curta ou longa. Pode ser de manhã, logo que o dia começa e antes de todos saírem para cuidar de seus afazeres. Ou pode ser à noite, antes de dormir, para agradecerem juntos os acontecimentos do dia. A oração antes das refeições também é nobre, para darmos graças pelo pão de Deus nos dá. Pode usar leituras da Bíblias, novenas ou uma prece simples dita pelas crianças. Pode também ser nossa querida oração do terço, que nos foi pedida por Nossa Senhora na Cova da Iria. O que vale é a disposição de rezarem todos juntos. O que conta é a fé e o amor dedicados na oração.

Façam deste momento um tempo especial, em que os corações de pais e filhos estejam juntos, para que se possa sentir o amor de Deus. Porque esta é a grande maravilha da oração em família!